Ainda no âmbito da Semana da Leitura, dinamizada nas bibliotecas das escolas do Agrupamento de Sampaio, ocorreu uma sessão multifacetada, dedicada à importância da leitura e à aprendizagem da Filosofia através das emoções.

Assim aconteceu, no dia 12 de abril, às 9.15h e às 10.25h, na BE da EB doCastelo, em sessões direcionadas para alunos do 5º ano (A e E), com a participação de alguns dos pais que animaram as atividades com expressivas leituras. Nas mesmas sessões, a EB do Castelo recebeu dois professores da ES de Sampaio, Antónia Luz e Viriato Rodrigues, para uma sessão de introdução aos conceitos da Filosofia com duas turmas do 5º Ano (A e E).

Relativamente à Filosofia, notou-se que os alunos tinham, numa fase inicial, algumas renitências, dúvidas e talvez alguma expetativa, sobre o que iria acontecer. Depois da primeira abordagem, aperceberam-se que o objetivo principal era conversar. No entanto, esta conversa orientada tinha por base alguns conceitos importantes para a Filosofia. Por isso, o estímulo à participação teve sempre a intenção de “obrigar” os alunos a agilizar o pensamento, a suscitar a raciocínio e, em alguns momentos, incentivar a discussão, aspetos essenciais para o desenvolvimento cognitivo com impacto nos diferentes domínios curriculares.

A motivação temática da sessão baseou-se em pequenos excertos do filme de animação “Divertida Mente”, abordando os sentimentos como ponto de partida para a discussão. Em diversos momentos, os alunos tiveram espaço para a reflexão em grupo e, naturalmente, verificaram que as opiniões e os conceitos divergem entre eles.

Uma hora para estimular o espírito crítico sobres temas próximos das suas preocupações e do seu mundo que, segundo os professores que orientaram a sessão, poderão ser mais habituais no nosso Agrupamento.

Luís Varela, Professor Bibliotecário da EB do Castelo

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.