No dia 24 de abril, decorreu uma aula de campo de Geologia na Arrábida, orientada por Fernando Ornelas Marques, professor do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Estiveram presentes professores dos departamentos de Ciências Físicas e Naturais e de Português do nosso agrupamento. Esta atividade, da iniciativa dos professores de Biologia e Geologia da nossa escola, contou ainda com a participação de professores de outras escolas.

Reflexões … 

A atividade docente envolve uma permanente atualização científica e pedagógica, articulando vivências profissionais e contextos educativos.

Esta atividade inscreveu-se nesta perspetiva de desenvolvimento profissional, pois permitiu aos professores vivenciarem uma aula de campo que colocou em ação competências inerentes à metodologia científica como o questionamento, a observação, a procura de hipóteses explicativas, assim como a articulação de saberes da área da Geologia e da Física. Por outro lado, a Arrábida constitui um pretexto de estudo muito atraente e relevante, atendendo à localização da escola. A partilha de experiências entre professores de diversas disciplinas e de diferentes escolas foi também um elemento enriquecedor. De maior importância é a articulação com instituições de Ensino Superior de elevado reconhecimento público, como é a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Por fim, gostaríamos de agradecer ao Professor Fernando Ornelas Marques pela colaboração em diversas atividades desenvolvidas na nossa escola, realçando a sua total disponibilidade, entusiasmo contagiante e capacidade de comunicação.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.