A Semana da Leitura não poderia ter terminado da melhor maneira. A biblioteca da EB do Castelo é mágica, todos o sabem e transforma-se sempre que um leitor a procura. Desta vez, preparou – se a rigor para se transformar em sala de cinema. Com o entusiasmo próprio da faixa etária escolhida, os nossos alunos dos 5º B e 5º E deixaram-se envolver e cativar pela mensagem do filme  O Principezinho, inspirado na obra   Le Petit Prince de Antoine de Saint- Exupéry.

A articulação de saberes e a motivação para a leitura estão sempre subjacentes a uma comemoração deste género. Celebrar a leitura e promover o prazer de ler são os eixos impulsionadores de uma atividade como esta e o objetivo foi conseguido.

Falando de uma obra como O Principezinho que atravessa culturas e gerações, englobando em si mesma toda a temática pretendida com Elos de leitura, parece ser razão mais do que suficiente para o professor Luís Varela, o professor Bibliotecário da EB do Castelo, ter, tão oportunamente, escolhido este filme.

O ‘pequeno príncipe’ continua a deixar-nos importantes mensagens sobre a necessidade de se saber viver a vida, criar laços, respeitar a diferença, dar valor ao essencial, respeitar o planeta, ser responsável pelo outro, ser tolerante…

O livro está muito longe de ser apenas um livro para crianças e recomenda-se, inclusivamente, uma partilha de leituras. É isso que o currículo pretende com a Educação Literária e é isso que é praticado nas aulas de Português. Pretende-se, ainda, que esta rotina seja continuada em família.

Não sendo uma adaptação fiel do livro, o filme deixa o alerta para todos os encarregados de educação, professores, sociedade em geral, sobre a pressão que estamos a exercer nas nossas crianças, que não têm tempo ou espaços para poderem brincar e voar!

Será que nós adultos entendemos a mensagem?

Será que os nossos meninos entenderam a mensagem na sua plenitude?

Talvez sim, talvez não…

No 6º ano, terão oportunidade de analisar mais detalhadamente a obra inspiradora deste filme e, pelos sorrisos, comentários (e até alguma lágrima no cantinho do olho) com que saíram no final,  parece que todos adoraram a sessão!

Margarida Sousa, Professora de Português (2º ciclo) da EB do Castelo

 

 

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.