Os alunos da EB do Castelo, em colaboração com os seus professores, contribuíram para a decoração dos espaços da BE, aumentando a ligação do local com as histórias e as suas personagens. As turmas de 6º ano elaboraram os convites para a Semana da Leitura e ilustraram o lema nacional lançado pela Rede de Bibliotecas EscolaresElos de Leitura.

Várias turmas criaram ilustrações baseadas nas obras trabalhadas na disciplina de Português. Exemplo disso foi o desafio de criar Banda Desenhada inspirada no ‘Mar das Sereias’, de Ulisses, cujo resultado foi muito surpreendente. Na disciplina de Educação Visual, os alunos da professora Sónia Mendes criaram, em tamanho real, as personagens de Leandro, o Rei da Helíria, que receberam de braços abertos todos os visitantes da Biblioteca.

O espaço ficou completo com um pouco do mar que foi possível trazer até à escola: o fundo do mar, ilustrado pelos alunos da Unidade de Ensino Estruturado, uma Aiola (real), as redes e uma seleção bibliográfica sobre o Mar, conseguiram, de alguma forma, trazer-nos os estímulos necessários para uma viagem em águas mais ou menos turbulentas.

Na abordagem às temáticas multiculturidade e pluralismo, o programa desta semana contou com a projeção de duas reportagens sobre os refugiados em Portugal e na Europa, seguidas de debates e uma sessão de cinema com o filme Crash – No limite, onde os problemas da diversidade cultural, étnica e religiosa são abordados de uma forma direta, atual e polémica.

Na opinião da organização, o diversificado programa proporcionou a abordagem e discussão de temas atuais, estimulando o pensamento crítico dos alunos.

Luís Varela, Professor Bibliotecário da EB do Castelo

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.