Do Tio Patinhas à manga, passando pelos fanzines e alguns temas fraturantes, demos a volta ao mundo da banda desenhada em aproximadamente cinquenta minutos.

Pedro Moura, autor do blogue “Ler BD” (http://lerbd.blogspot.pt/ ), esteve connosco na quinta de manhã (14 de abril), na EB do Castelo e, à tarde, na ES de Sampaio. Promover a leitura da banda desenhada, remar contra a ideia feita de que a banda desenhada é apenas para as crianças, eis alguns dos objetivos que nos levaram a convidar o Pedro Moura. E, pode dizer-se que foi uma aposta ganha, pois, usando uma linguagem divertida e acessível, o nosso convidado falou de assuntos muito sérios como, por exemplo, a desumanização dos campos de concentração e de extermínio ou a questão dos refugiados, da multiculturalidade ou ainda das diferenças (de género e outras), sublinhando que, na diversidade, somos sempre e acima de tudo seres humanos com os mesmos deveres e direitos. Tudo isto está presente nessa forma de literatura, tantas vezes mal-amada. Mas, Pedro Moura não se limitou a falar dos temas desenvolvidos na banda desenhada. Também se referiu a alguns pormenores técnicos que os desenhadores utilizam para exprimir ideias, sentimentos e emoções.

Ficou uma certeza: para o ano, queremos saber mais e o Pedro Moura será (assim ele possa) um dos nossos convidados para a Semana da Leitura 2017.

Professora Idalina Costa, Professora Bibliotecária da E.S. de Sampaio

Pedro Moura na EB do Castelo

Pedro Moura na ES de Sampaio

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.