Na EB do Castelo, criaram-se os Elos de Leitura que a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura lançaram como desafio no início deste ano letivo.

Ao longo de toda a Semana da Leitura, as professoras de Português desafiaram professores, alunos e Encarregados de Educação da EB do Castelo, que surpreenderam a comunidade escolar com alguns momentos onde se leram palavras de escritores e poetas do mundo. Em vários locais da escola, as palavras lidas ou declamadas encheram os espaços de sonoridades e sentidos que inebriaram de magia todos os que as escutaram.

Importa destacar e enaltecer, uma vez mais, a participação dos Pais nas Rodas de Leitura em sala de aula e na Biblioteca. Dezenas de Pais, Encarregados de Educação e/ou familiares deslocaram-se à escola para criar momentos únicos de partilha junto dos seus educandos. Ficámos a conhecer algumas histórias e a forma como as leituras foram importantes na vida de cada um.

Apesar da meteorologia não ter ajudado, o Piquenique das Palavras foi outra atividade realizada por algumas turmas. Associar um bom lanche a uma leitura “apetitosa” resultou num banquete inesquecível. A repetir, sem dúvida.

Ao longo da semana, também os professores se aliaram  ao evento e preparam um lanche (surpresa) com Leituras improvisadas, que levaram todos os presentes numa viagem entre a comédia, passando por estranhezas diversas, e assuntos mais sérios. Foram momentos descontraídos que proporcionaram largos sorrisos e que, com um perdoável e excecional excesso de açúcar, certamente, contribuíram para um agradável resto de dia nos afazeres profissionais. No final deste artigo, partilhamos um exemplo do que se leu nesse dia, um texto de Gonçalo M. Tavares, gentilmente cedido pela profª. Paula Marques.

Publicamos alguns registos fotográficos das Leituras com os quais  se pode apenas vagamente ilustrar os “Elos de Leitura” que efetivamente foram criados.

Professor Luís Varela, Professor Bibliotecário da EB do Castelo

Ler aqui a “História de Arquitas”, de Gonçalo M. Tavares

 

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.