Superstições à parte, o final de tarde do dia 13 de abril, em plena Semana da Leitura 2016, vai ficar marcado para a grande maioria dos alunos do 6º A, C, D e E como o dia em que as suas palavras ficaram registadas num Livro. Para acompanhar e celebrar este momento, estiveram presentes os familiares de alguns destes alunos, que assistiram com orgulho a esta sessão de lançamento do livro Pequenos Grandes Escritores, da Escola Básica do Castelo.

Este livro é o culminar da parceria entre a Biblioteca, a Editora Grafitexto e as professoras de Português daquelas turmas. Tudo começou com o Atelier de Escrita Criativa, dirigido pelo escritor José Carlos Completo, no qual foram dadas as primeiras orientações para a criação de uma história. Depois, seguiu-se o trabalho dos alunos com a supervisão das professoras Margarida Sousa e Rute Almeida, incansáveis no incentivo para a conclusão das narrativas e, principalmente, na revisão dos textos. Sobre o resultado final pouco há a dizer, basta observar a alegria dos alunos ao receberem o “prémio” e o sorriso ao folheá-lo junto dos amigos e familiares.

Este projeto visava a motivação para a escrita e a leitura, sustentando-se no desenvolvimento da autoestima. De acordo com as professoras, ficou claro que, apesar das dificuldades naturais de gerir todo este processo, o resultado final compensou todo o esforço. É também importante agradecer a todos os Pais e/ou Encarregados de Educação pela sua colaboração, principalmente no apoio que deram aos seus educandos no trabalho em casa e, como é óbvio, na participação no Lançamento do Livro.

Parabéns aos jovens escritores!

Professor Luís Varela, Professor Bibliotecário da EB do Castelo

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.