Na Semana da Leitura, a organização dinamizou uma atividade com alunos da Unidade de Ensino Estruturado (UEEA) e do 6º F da EB do Castelo e da turma 4º KS da EB de Sampaio. Esta atividade foi realizada no âmbito do Projeto “Todos Juntos Podemos Ler” e permitiu criar momentos de partilha de Leituras, terminando com uma pequena atividade de escrita, na qual os alunos conseguiram criar e apresentar palavras “boas e más” (associadas a letras diferentes do alfabeto) a um público sempre atento.

A sessão começou com a leitura de dez poemas da autoria dos alunos do 4º KS da EB de Sampaio, criados nas aulas da sua professora titular, Paula Gomes. Na opinião dos presentes, a qualidade dos textos e das leituras superou em muito as expetativas, como se confirmou pelo caloroso aplauso no final. Seguiram-se o poema “O que uma criança sofre”, de Luísa Ducla Soares, lido e declamado pelos alunos da UEEA. Estes alunos especiais surpreenderam pelo empenho que demonstraram, apesar da pouca preparação que tiveram, de acordo com as professoras responsáveis. A sessão de leituras terminou com duas alunas Ana Seca e Jéssica Varela do 6º F que, apesar do nervosismo, leram dois poemas: “Andanças de Poesia”, de Eugénio de Andrade e “Negra”, de Luísa Ducla Soares, respetivamente.

A segunda parte da atividade contou com uma convidada especial, Alda Gago, uma professora aposentada que dedicou grande parte da sua carreira ao ensino do Português na Escola Secundária de Sampaio. Brincar com as letras e as palavras foi o desafio lançado aos presentes. Em pequenos grupos, os alunos divertiram-se e apresentaram aos restantes os resultados finais.

Numa hora em que as diferenças não se notaram, cumpriu-se o objetivo de celebrar a Leitura e também a escrita de uma forma muito especial!

Professor Luís Varela, Professor Bibliotecário da EB do Castelo

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.