No passado dia 14 de março, decorreu mais uma sessão de Formação Parental na EB de Sampaio. Mais uma vez, a temática escolhida foi bastante pertinente: A importância do não e dos limites.
Esta iniciativa foi organizada e apresentada pela Educadora Emília Teodoro e pela Psicóloga Helena Palma.
Muitas vezes, como pais, receamos dizer NÃO. Mas há que fazê-lo na hora certa e SEM MEDO DE DIZER QUE NÃO. Esta clareza do sim e do não, no momento certo, é difícil, afirmamos mesmo, muito difícil de conseguir. Segundo Rossetti-Ferreira, “os pais receiam dececionar a criança e, por isso, evitam dizer não, deixando que elas se comportem da forma que quiserem. Ao agir assim, eles impedem que ocorram situações em que a criança possa aprender a tolerar frustrações e estabelecer uma relação de respeito com as pessoas” (Os Fazeres da Educação, 1998).

APRESENTAÇÃO

EXPETATIVAS E LANÇAMENTO DO DESAFIO

Não há receitas… Pois cada criança é um ser único que pertence a uma família, ela também com características únicas…

GRUPOS DE TRABALHO

Não devemos ter medo de perder a nossa autoridade, devemos ter medo de perder os nossos filhos. (Augusto Cury)

APRESENTAÇÃO E CONCLUSÃO DOS TRABALHOS

Questão: autoridade ou autoritarismo? Há que colocar, de forma clara, limites que tenham sentido….Tem autoridade aquela pessoa que age com lógica, com coerência… Que explica com firmeza os motivos pelos quais é colocado o limite. Ser firme não quer dizer autoritário. (Os Fazeres da Educação, 1998).

Obrigado à Dra. Helena Palma e a todos os pais, pelo tempo disponibilizado e pelas aprendizagens partilhadas.

Educadora Emília Teodoro

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.