Concorrentes no Peso Pesado, o André Francisco (do 12º B) e a Rita Jaqueta (do 11º PM) marcaram presença na Biblioteca da Escola Secundária de Sampaio, no dia 20 de janeiro, às 16.30h e 17.45h. Nestas duas sessões consecutivas estiveram também presentes a professora Sandra Ribeiro, de Educação Física, a personal trainer Joana Mota, e ainda, em representação do projeto Mexe-te da CMS, o professor José Lopes, de Educação Física, e a nutricionista Tânia Correia.

O André Francisco, vencedor de casa (e de 10 mil euros pela sua participação no programa televisivo), conseguira a proeza de perder 63 quilos, enquanto a Rita Jaqueta perdera 28 quilos, tornando-se uma potencial candidata a ‘top model’, o que levou o jornal do Agrupamento, o LOOKaes, a querer entrevistá-los. Esta ideia foi complementada pela professora Marília Sequeira, coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde, que sugeriu a realização de um conjunto de palestras dedicadas ao tema.

Assim, surgiram estes encontros, nos quais se distinguiu a sugestão da professora Sandra Ribeiro de que cada um repensasse a sua postura face aos hábitos quotidianos, a preocupação da Joana Mota com a persistência individual, o enfoque da Tânia Correia na mudança de comportamentos das famílias e a proposta do professor José Lopes de que a motivação dos jovens do concelho de Sesimbra fosse norteada por um acompanhamento psicológico devidamente estruturado.

Foi este o painel que debateu  diversas questões relacionadas com a obesidade – perante cinco turmas do Ensino Secundário, por sessão – e também com os resultados que cada um pode obter com determinação e perseverança, ou seja, ‘querendo’, o que esperamos que tenha motivado alguns dos jovens que acorreram a este ‘pesado encontro’.

Várias foram as questões colocadas pela equipa de apresentadores, constituída pela Catarina Conceição e pelo Gonçalo Vidal, do 12º PM, apoiados pelas filmagens feitas pelo André Jacob e pelas fotos, a cargo do Filipe Nabais, ambos do 11º PM (e todos eles alunos do Curso Profissional de Comunicação). Os assuntos que tiveram maior incidência foram a participação no Peso Pesado, em que os participantes vivem numa espécie de redoma, na qual são acompanhados por uma equipa técnica ‘de peso’; bem como os hábitos e vivência pós-programa, destacando-se a aprendizagem de uma nova forma de estar e de encarar o dia-a-dia .

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.