Integrado no Plano de Atividades do Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento assinalou-se, no dia 16 de Outubro, mais um Dia Mundial da Alimentação!

Tanto na EB do Castelo como na ES de Sampaio realizaram-se várias atividades, todas elas com o objetivo de fazer reflectir sobre a Importância da Alimentação na nossa vida, bem como da sua contribuição na Prevenção da Doença e da Promoção da Saúde.

No sentido de motivar ao consumo de alimentos saudáveis, os alunos das turmas do 6ºano da EB do Castelo confecionaram, durante o dia anterior, diversos alimentos- pão, iogurtes, queijo fresco e gomas saudáveis e os alunos apoiados na Unidade de Ensino Estruturado do Espetro de Autismo, várias compotas de fruta. Com estes alimentos, na manhã do dia 16 de Outubro, preparou-se uma merenda, partilhada por todos os alunos da EB do Castelo, onde degustaram os alimentos confecionados, que foi do agrado de todos os que nela participaram.

Foi também oportunidade para pais e Enc. de Educação dos alunos terem participado nesta iniciativa, através da oferta e da mostra de produtos hortícolas vindos de uma Quinta de Agricultura Biológica assim como da partilha de conhecimentos relacionados com esta forma de cultivo.

Para além destas atividades, na ES de Sampaio, alunos do Curso de Cozinha da Escola Profissional Agostinho Roseta, a convite da coordenadora do PES, realizaram a atividade  “Explora os alimentos através dos teus sentidos” para os alunos de duas turmas do 9º ano, que foi muito participada e apreciada por todos. As restantes turmas de 9ºano usufruíram de uma de uma interessante Sessão de Sensibilização – “Que o teu alimento seja o teu remédio”, com a Drª Vera Gamas, Homeopata e Naturologista, onde recolheram  importantíssimos ensinamentos.

Também na ES de Sampaio, para além de uma distribuição de fruta no recinto escolar, houve a oportunidade de degustar menus saudáveis.

Esta data foi ainda o pretexto para, na Oferta complementar de Formação Cívica, os alunos terem refletido e realizado trabalhos sobre a temática da “Alimentação Saudável” que integraram uma exposição junto ao espaço da Biblioteca Escolar da EB do Castelo.

A coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde,

Marília Sequeira

Somos aquilo que comemos

A palestra sobre a alimentação saudável teve lugar no dia 14 de outubro, na Biblioteca da Escola Secundária de Sampaio, e foi conduzida pela Dra. Vera Gamas, naturologista e homeopata.

Durante a sessão, foram abordados vários temas interessantes como a importância da ingestão de alimentos biológicos, que nos conferem mais nutrientes e podem evitar doenças e manter-nos saudáveis. A oradora deu também alguns conselhos sobre o tipo de alimentação que devemos adotar, como o facto de não devermos consumir apenas alguns alimentos e de termos, idealmente, uma alimentação equilibrada, comendo um pouco de tudo. Assim, contribuiremos para o nosso bem-estar.

Foi importante abordar a temática da alimentação e perceber que, tal como dizia Hipócrates, “Somos aquilo que comemos”.

Diogo Bonito, 11º PCM

 

Explora os alimentos com os teus sentidos

No dia 14 de outubro, tivemos como convidados na nossa escola os alunos da escola Profissional Agostinho Roseta, do curso de Cozinha e Pastelaria para uma sessão interativa com os alunos de duas turmas de 9º ano (9ºB e 9ºD).

Nesta atividade, os alunos do 3.º CP começaram com uma breve apresentação, tendo depois explicados por que razões escolheram este curso. Curiosamente, o objetivo comum a todos é serem chefes de cozinha, que é o papel mais importante numa cozinha.

De seguida, foi feita, com a ajuda da nutricionista e professora das disciplinas de Tecnologia Alimentar e Serviço de Cozinha/Pastelaria, foram dadas algumas indicações sobre o tipo de alimentação que pode ser prejudicial no nosso dia a dia, sobre as calorias de alguns alimentos e sobre algumas doenças que nos podem aparecer ao longo da vida se continuarmos com certos hábitos.

No final, realizou-se uma “prova às cegas” de diversos alimentos. Os alunos das turmas de 9º ano tiveram de, através dos sentidos, identificarem alimentos como frutas ( a papaia ou  a physalis),  leite de soja, tartes feitas com sementes, entre outros.

Filipe Nabais, 11ºPCM

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.