A Feira da Saúde, que é uma das atividades do Projeto de Educação para a Saúde (PES), teve lugar na Escola Secundária de Sampaio, ao longo do dia 17 de março. Desta vez contou com vários parceiros que colaboraram na iniciativa e ajudaram a saber se cada um estava ‘mesmo bom!’, dos pés à cabeça.
Este ano, a feira em questão contou com a Liga Portuguesa contra o Cancro, com uma palestra para alunos do 6º ano da EB do Castelo; a Liga Portuguesa contra a SIDA, que sensibilizou para a prevenção da infeção pelo HIV; o Instituto Ótico, que fez o despiste da acuidade visual; o Centro de Saúde, com uma fisioterapeuta, que alertou, nomeadamente, para a escoliose, problema descrito pela professora Marília Sequeira, a coordenadora do PES, como “Aquele mal das vossas costas, por usarem mochilas muito pesadas.”; a enfermeira Ana Rosa que trabalhou o problema das glicémias aumentadas, resultante do consumo exagerado de açúcar; a Geração Saudável, com a ordem dos farmacêuticos, que fez o despiste da obesidade e da diabetes, tipo II; o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), relacionado com a prevenção do alcoolismo; a Escola Profissional Agostinho Roseta, cujos alunos produziram cocktails saudáveis, sem álcool, em alternativa aos outros, e que trabalharam em conjunto com o SICAD na prevenção do alcoolismo.
Tudo isto em prol da sensibilização dos alunos para a saúde e da prevenção da doença. Relativamente à participação dos alunos, as atividades foram muito participadas, pois os cocktails esgotaram-se e o Dr. Sérgio Luís, da Abraço, esteve sempre rodeado por um público jovem muito interessado.
Para o ano, há mais, até porque o convite está aberto a todos os alunos e é a eles que se destina.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.