Por ocasião do Dia das Ciências, a 17 de março, na Escola Secundária de Sampaio, o laboratório de Física e Química organizou uma sessão de gastronomia molecular.

Quando se entrava no laboratório, dava a impressão de que este se tinha transformado numa cozinha, com tachos e talheres e tudo, não fossem os cozinheiros de bata branca denunciarem o seu desempenho de técnicos de laboratório, envolvidos em diversas demonstrações.

A gastronomia molecular tem por base conhecimentos de Física e de Química que permitem explicar uma série de porquês, à boa maneira científica: ‘Porque é que uma mousse acontece?’, ‘Porque é que os suspiros crescem?’, ‘Porque é aquela mistela de chocolate, ovos e açúcar, feita numa caneca, se transforma num bolo?’. Até se podia ver uma montagem de destilação de vinho, usada no fabrico da aguardente, em que era feita a extração do álcool.

Assim, as várias receitas cozinhadas, com base em conhecimentos científicos, tiveram uma grande recetividade, quer por parte dos alunos que dinamizaram as experiências, quer pela animada adesão do grande número de visitantes.

 

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.