Em manhã de eclipse, as aves ‘rapinaram’ as atenções, na EB de Sampaio, numa iniciativa da Associação de Pais (APEBS) e da Vitamina, denominada “A Penas vai à escola com a Ambifalco”. De olhos postos no céu, não muito alto (por causa do dito eclipse e porque as aves voaram baixinho), miúdos e graúdos puderam apreciar as diversas acrobacias e golpes de asa que encantaram os presentes.

Cinco aves de diferentes espécies (diurnas e noturnas) fizeram a sua exibição de voo e interagiram com os alunos. Foram elas, por ordem de entrada em cena: o Xadrez, um Falcão-gerifalte; o Nemo, um Falcão-peneireiro; a Soneca, uma Coruja-das-torres; a Morgana, um Búteo-de-Harris; o Elvis, um Bufo-real e Pintas, um Mocho-galego.

Ao longo da sessão, os alunos puderam também ouvir falar de algumas das características das aves de rapina, relativas à sua morfologia (especial destaque para o bico e garras que sempre impressionam os mais novos), comportamento, alimentação e habitat, com particular destaque para a sua importância nos ecossistemas e necessidade de conservação.

Seguiu-se uma sessão de “Olh’ó passarinho!”, em que as crianças puderam escolher a ave junto da qual tiveram a oportunidade de tirar uma foto individual.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.