Neste ano de 2015 comemora-se a 9ª Semana da Leitura, evento impulsionado pelo Plano Nacional de Leitura e pela Rede de Bibliotecas Escolares, sendo dinamizado em todas as escolas de Portugal. Este ano, o convite direcionou todas as comunidades escolares para a celebração da leitura e dos livros, propondo-se como tema «Palavras do Mundo».

A Semana da Leitura, de 16 a 20 de março, “convida à (re)descoberta da palavra escrita, dita, cantada, declamada, ilustrada, num contexto de partilha de gerações de escritores, de jornalistas, de cientistas, de políticos e de profissionais diversos que, na sua pluralidade de vivências do mundo, contribuam para que todos leiam em qualquer lugar, suporte ou contexto, dando visibilidade à leitura e à universalidade e intemporalidade da Palavra.” (Plano Nacional de Leitura).

As Bibliotecas da Escola Básica do Castelo e da Escola Secundária de Sampaio comemoram esta semana com um conjunto de atividades de promoção da leitura em diferentes formatos e para públicos muito diversos. A maior parte das atividades destinam-se a turmas convidadas, no entanto, há sempre espaço para mais alguém.

No seguimento do tema central desta semana, as Bibliotecas vão mostrar um pouco do mundo com a ideia “5 dias, 5 Continentes”. Em cada dia, irão surgir nas Bibliotecas escritores, músicos, poemas, pintores, destinos, monumentos, entre outros, vindos dos cinco cantos do mundo.

Na Escola Básica do Castelo, poderão visitar uma exposição de trabalhos de alunos realizados na disciplina de Português, sempre com uma abordagem ao Livro e à Leitura.

Na Escola Secundária, ao longo de toda a semana, estará patente uma exposição sobre o centenário da 1ª Guerra Mundial, organizada pelos professores do Grupo Disciplinar de História, e outra de trabalhos realizados por alunos, no âmbito do Projeto Ler + Ciência.

No programa detalhado poderão encontrar os horários das atividades, das quais destacamos:

  • Encontro com escritoras: Teresa Martinho Marques (EBC), Sandra Carvalho (EBC) e Beatriz Lima (ESS).
  • Ler + Música – Em vários horários e nas duas escolas. Convidam-se alunos e professores a uma hora de leitura acompanhada de música e com muito silêncio.
  • Ler Especial – Sessão de Leitura com alunos com Necessidades Educativas Especiais. Hora do Conto e Reconto de histórias.
  • Livros em Filme – Em cada escola serão realizadas duas sessões de cinema com filmes baseados em Livros – “A Rapariga que roubava Livros”, “A vida de PI” e “A Culpa é das Estrelas”.

Ver Programa EBC

Ver Programa ESS

(por motivos de logística, algumas das atividades poderão sofrer pequenas alterações de horário. Nesses casos, o programa que está afixado na entrada de cada Biblioteca será corrigido)

Lançamos o convite e o desafio à participação nesta semana e desejamos, sinceramente, que estas atividades sejam mais uma motivação para que todos comecem a Ler +.

Professor Luís Varela

 

As palavras

São como um cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
Orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta?
Quem as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?

Eugénio de Andrade

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.