Todos os alunos dos PMs (10º, 11º e 12º anos) realizaram, no passado dia 25 de outubro, uma Visita de Estudo à Cinemateca Júnior, ao Museu da Marioneta e ao espaço LX Factory, no âmbito das disciplinas de Comunicação Gráfica e Audiovisual (CGAV) e Comunicação Publicitária e Criatividade (CPC) – duas das disciplinas técnicas do Curso Profissional de Comunicação.

A visita começou com uma sessão na Cinemateca Júnior (serviço da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema) sobre a origem da publicidade cinematográfica, através do visionamento  dos primeiros filmes publicitários. Seguiu-se a visita à exposição permanente de pré-cinema que permitiu aos alunos  interagir com os objetos expostos, conhecer o seu funcionamento e a sua importância histórica.

Na Madragoa, no Museu da Marioneta, foi percorrida uma exposição  que deu a conhecer um panorama geral da marioneta no mundo. Esta visita desenvolveu-se no sentido de mostrar as diferentes tipologias, formas e processos de construção de marionetas, passando pelas grandes famílias da tradição europeia, com uma especial atenção para o estudo e compreensão do teatro de marionetas em Portugal.  Além disso, foi feita a caracterização das marionetas em partes do mundo tão díspares como Ásia, África e Europa, representativas das diferentes culturas dos mais diversos povos: as marionetas de água do Vietname, as marionetas de varas da Indonésia (Wayang Golek), as marionetas de luva na Europa. Seguiram-se ateliers com dinâmicas diferentes, como o da criação de objetos óticos, no qual os alunos recriaram um taumatropo, um fenasquistoscópio, entre outros, que permitiram explorar o fenómeno da persistência de uma imagem na retina, remontando ao pré-cinema.

Depois, o trajecto prosseguiu pela LX Factory, um espaço que foi recuperado e no qual se cruzam cultura e comércio, numa profusão de iniciativas. Este local é ainda palco de acontecimentos em áreas como moda, comunicação, multimédia e música. Aqui, os alunos tiveram a possibilidade de realizar um percurso temático com recurso à fotografia.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.