A entrega dos diplomas do Quadro de Mérito e do Quadro de Excelência ocorreu no dia 23 de outubro de 2013, no Cineteatro João Mota, e esteve a cargo dos professores Elisa Graça, José Caeiro, Marília Sequeira e Rui do Bem, membros da Direção do Agrupamento de Escolas de Sampaio. Esta cerimónia, que incluiu pela primeira vez os alunos do 1º ciclo, contou com uma forte presença de encarregados de educação e familiares, bem como de professores dos conselhos de turma e de outros elementos da comunidade educativa.

A apresentação da cerimónia esteve mais uma vez a cargo dos já então ex-alunos da escola, Afonso Pólvora e Leonor Marta, que tiveram um bom desempenho, dada a facilidade de comunicação de ambos e à reedição desta sua prestação.

Na cerimónia realizada este ano, foram distinguidas como as melhores alunas, a Daniela Quaresma da Silva e a Flávia Lúcio Firme Pinto, a primeira nos cursos profissionais e a segunda nos cursos científico-humanísticos, tendo recebido um prémio pecuniário no valor de 500 euros cada uma, obtidos com o apoio da empresa Dagol, por intermédio da Câmara Municipal de Sesimbra.

Os quadros em questão, segundo o Regulamento Interno do Agrupamento “visam premiar os bons resultados e os comportamentos exemplares, mas, acima de tudo, reconhecer e valorizar o esforço e o exercício de uma cidadania responsável e ativa, assim como estimular o gosto por aprender e a busca da excelência.”

Enfim, por muito que se possa questionar até que ponto o verdadeiro mérito e excelência são premiados, dado que a atribuição dos prémios assenta sobretudo nos resultados escolares (que se constitui como uma referência objetiva), o que é certo é que a sala do cineteatro estava ao rubro e, nem a chuva no exterior, nem a sobrelotação no interior, dissuadiram os presentes de assistir à cerimónia.

‘Quem já Nada Teme…’

Como forma de entretenimento, foi representada a peça O Adamastor, numa versão adaptada de Aquilo que os Olhos Veem ou o Adamastor, de Manuel António Pina. Esta contou com a interpretação de um grupo de alunos de diferentes turmas da Escola Secundária de Sampaio, tendo sido encenada pela professora Dulce Carvalho, com a colaboração dos professores Ana Completo, Helena Tavares, José Pontes e Teresa Oliveira.

Tanto na dramatização, como na entrega de diplomas, a escola pôde contar, mais uma vez, com a colaboração imprescindível da equipa técnica do cineteatro.

Os diplomados foram:

 

Para quem perdeu ou quiser rever, na íntegra, aqui fica o vídeo da peça O Adamastor:

 


Fotos: Iryna Bohonis (12ºPM), Luís Varela e Viriato Rodrigues

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.