Nada melhor para assinalar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA do que ter entre nós alguém que conhece de perto toda a problemática associada a esta síndrome, na medida em que contacta, diariamente, com as vítimas deste flagelo ou com as suas famílias – o técnico Sérgio Luís da Associação Abraço.

Foi com muito agrado que este técnico acedeu, uma vez mais, ao nosso convite e durante todo o dia realizou sessões de Sensibilização, de Informação e de Debate com os alunos das turmas de 9ºano de escolaridade, na Escola Secundária de Sampaio.

Aspetos relacionados com a epidemiologia, com as formas de transmissão, com os processos de prevenção, com a forma de atuação e de combate ao vírus no organismo humano, foram exaustivamente debatidos por todos os presentes. Todas as questões apresentadas pelos jovens foram devidamente esclarecidas e enquadradas num cenário de alerta e de prevenção da problemática do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).

Desmistificar a doença, minimizar o estigma e a exclusão social, foram também objetivos desta intervenção.

Para além desta iniciativa, os alunos do Agrupamento solidarizaram-se com um peditório a favor da instituição Abraço, que decorreu entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro.

Professora Marília Sequeira
(Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde)

 

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.