Como parte integrante do projeto nacional do Desporto Escolar, cujos objetivos foram incitar os jovens à prática regular e habitual de atividades físicas sejam elas de exibição ou outras, este núcleo iniciou o seu trabalho no ano 2002/2003, com um pequeno grupo de alunos que gostava de praticar ginástica e que pertencia à, então denominada, Escola Básica 2,3 de Santana.

Cedo se sentiu a necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido na EB 2,3 de Santana, para os alunos que naturalmente prosseguiam para a Escola Secundária de Sampaio. Com este objetivo, foram celebrados protocolos entre as duas escolas, no âmbito do programa do Desporto Escolar, para que o grupo continuasse a trabalhar em conjunto. Assim, este núcleo foi crescendo….

Com a divulgação das atividades, começaram a aparecer alunos do 1º ciclo interessados em integrar o Núcleo de Desportos Gímnicos da Escola Básica do Castelo. O acesso dos alunos mais novinhos ao Desporto Escolar, sempre muito solicitado pelos mesmos, estava inicialmente vedado mas, a partir de 2009, o grupo acabou por integrá-los, tendo sido, então, sujeito a uma reestruturação em termos não só de conceito como de tempos e de classes.

Com a formação do Agrupamento de Escolas de Sampaio, o grupo de Desportos Gímnicos abrange, atualmente, a população escolar das cinco escolas do Agrupamento, com crianças que vão do 1º ciclo ao ensino secundário e ainda e pontualmente, com alguns dos antigos alunos que começaram a praticar logo nos primeiros anos do Núcleo e que hoje, já no ensino superior ou a trabalhar, pedem para “ir lá matar saudades e fazer algumas acrobacias”.

Ao longo dos anos, o Núcleo de Desportos Gímnicos teve alguns professores que foram passando pelo Agrupamento e que contribuíram para o seu desenvolvimento (Mónica Maçarico e Sandra Gonçalves). Atualmente, as professoras responsáveis são: Cristina Silva e Helena Tavares.

Hoje em dia, as atividades gímnicas desenvolvem-se no âmbito da ginástica de grupo e de trampolins. O caráter das atividades é predominante de exibição.

Professora Cristina Silva

 

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.