Dia Mundial do Não Fumador

No dia 17 de novembro, comemorou-se o Dia Mundial do Não Fumador e, como Não-Fumar é importante, o Projeto de Educação para a Saúde aproveitou para mobilizar os alunos através de várias ações de sensibilização.

Depois de terem refletido sobre os benefícios de Não-Fumar, os alunos de várias turmas das Escolas Básica do Castelo e Secundária de Sampaio redigiram frases com as quais elaboraram cartazes, folhetos e marcadores de livros, divulgados nas Bibliotecas Escolares, bem como realizaram outros trabalhos que foram afixados no recinto escolar. Tanto as mensagens, como as imagens constituem alertas que nos fazem refletir sobre as graves consequências que advêm do consumo do tabaco, bem como sobre os benefícios associados ao facto de não se fumar, tal como a saúde e a felicidade de sermos livres de dependências…

À EB do Castelo deslocaram-se profissionais da área da saúde provenientes do Centro de Saúde de Sesimbra que dinamizaram uma ação de sensibilização, que se transformou numa importante partilha de saberes. O tema central, como não podia deixar de ser foi Os malefícios associados ao Tabagismo. E, assim, ficaram os alunos das turmas A e B do 6º ano dotados de mais conhecimentos, que lhes irão permitir realizar opções conscientes e responsáveis, de forma a crescerem livres e saudáveis, sem FUMO do TABACO!

Esperemos que o impacto destas ações tenham reflexo nas futuras decisões destas crianças e jovens e, na alteração dos hábitos tabágicos de muitos Encarregados de Educação, Professores e Assistentes.

Marília Sequeira e Rute Vaz

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.