Eis-nos quase a chegar às férias de verão. Escolhemos esta altura para chamar a vossa atenção para a importância do bem estar e saúde animal. Ter um animal é estabelecer um laço de amizade para a vida. Quem não gosta de animais não pode gostar de pessoas…

Muitas pessoas, quando vão de férias, abandonam os seus animais por várias razões. Esquecem que um animal não é um objeto, um brinquedo ou um símbolo de status. Esquecem que existem hotéis e outras formas de alojar o animal enquanto estão ausentes de casa. E quem julga que são apenas os cães rafeiros a ser abandonados, desengane-se. Também há imensos animais de raça que o são. E se o canil municipal, em Sesimbra, apenas tem capacidade para acolher 12 animais, a Associação Bianca acolhe uma média de 30 animais por mês!

O concelho de Sesimbra tem muitos cães e gatos vadios e a veterinária municipal é responsável por esses animais. A preocupação com o bem estar e saúde do animal é o que move a Dra. Liliana Carvalho a deslocar-se às escolas do concelho e a desenvolver ações pedagógicas junto dos mais novos, sensibilizando-os para a importância de cuidar dos animais e de não os abandonar. Entre outros assuntos, aborda com os jovens alunos a questão da responsabilidade, sensibiliza para o enorme problema da superpopulação animal e da importância da esterilização dos animais de companhia. A ela junta-se, neste trabalho desenvolvido nas escolas, Paula Montero, voluntária da Associação Bianca.

Para quem não sabe, a Associação existe desde 2002 e a principal missão é salvar animais abandonados e animais em risco, do concelho de Sesimbra, promover a sua recuperação e encaminhá-los para adopção responsável, através de um contrato de adopção de animal de companhia. Outra vertente é a reinserção social de jovens, através de trabalho voluntário no abrigo, acompanhados pelos seus professores/psicólogos. A Associação Bianca vive dos donativos, da ajuda de particulares e do apoio da Câmara Municipal de Sesimbra. A quota mensal paga pelos sócios também se destina a ajudar. E existem muitas atividades, ao longo de todo o ano, para angariação de fundos.

Além da necessidade de alimentos, o bem mais precioso que se pode dar é o tempo. Assim, a Associação conta com vários amigos que se deslocam ao espaço para passear os animais abandonados. O nosso Agrupamento junta-se ao CAI nesta iniciativa. Há um grupo de alunos que dedica semanalmente uma parte do seu tempo livre aos amigos de 4 patas e que tem recebido, por parte dos animais da Associação, momentos de pura diversão e muita animação em plena natureza – o projeto CAI Solidário.

Também nas férias os voluntários do projeto continuarão a passear os animais porque não há melhor amigo do que um animal de quatro patas.

Prof.ª Vânia Ramos

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.