As comemorações dos 40 anos do 25 de abril tiveram início na manhã do dia 22, no anfiteatro da Escola Secundária de Sampaio, e contaram com a participação ativa dos alunos, dos professores de História, de Português, de Música, de representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação e de responsáveis pela autarquia.

Após breves palavras do diretor do agrupamento, houve lugar a momentos musicais, com o encarregado de educação Paulo Villas Boas e os alunos da professora Ana Condinho, bem como a leitura de textos poéticos pelos estudantes da professora Dulce Carvalho. Por fim, discursaram o Presidente da Associação de Pais, Paulo Caetano, a presidente da Assembleia Municipal, Odete Graça, e o presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora. Estes intervenientes apelaram à necessidade de conhecer o significado profundo da revolução de abril e da conquista da liberdade proporcionada nos mais diversos planos, como a sociedade, a cultura e a política.

Após esta abertura oficial, os presentes deslocaram-se à Biblioteca, onde visitaram a exposição aí patente – “Cartazes do 25 de abril” – e assistiram a uma breve apresentação, por alunos do 12º ano, dos resultados do inquérito “O que sabemos sobre o 25 de abril?”.

Refira-se que as comemorações se prolongaram ao longo dos dias 22, 23 e 24, com iniciativas diversas, entre as quais colóquios com capitães de abril, a apresentação de trabalhos de alunos e o visionamento de documentários da época.

Grupo de História

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.