No passado dia 13 de março, realizou-se, no Auditório do Centro de Estudos Culturais e de Ação Social Raio de Luz, uma palestra subordinada ao tema “Violência no Namoro”. Esta atividade teve como organizadores os alunos do 11º ano do Curso Técnico Profissional de Turismo da Escola Secundária de Sampaio, contando com o apoio do Projeto de Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento.

palestra contou, como oradores, com um responsável da organização APAV (Associação da Apoio à Vítima), elementos da GNR (Guarda Nacional Republicana) pertencentes ao NIAVE (Núcleo de Apoio à Vitima Especifica) e à Escola Segura e teve ainda com a participação da psicóloga do CRI (Centro de Recursos para a Inclusão) da Cercizimbra, Drª Ana Isabel Van Krieken. Participaram, de forma entusiástica, os alunos das turmas 10ºPT, 11ºPI, 11ºPT, 11ºE e 12ºPT.

A mensagem que se pretendia transmitir era a seguinte: “É importante que estejamos atentos aos diversos problemas existentes na sociedade. Um dos problemas que tem vindo a aumentar é o da Violência no Namoro. Como jovens, devemos estar atentos ao que se passa ao nosso redor e ajudar-nos mutuamente, ao aconselhar todos aqueles que sofrem deste problema e relembrar que o amor pode ser demonstrado de várias formas mas, nunca com violência”.

Esta palestra foi muito enriquecedora, não só pelas informações transmitidas pelos oradores, mas também pelos diálogos entre estes e os alunos presentes no auditório, servindo assim para esclarecer algumas das dúvidas apresentadas pelo público.

Para mais informações relativamente ao tema, partilhamos os contactos das seguintes entidades:

  • Linha Nacional de Emergência: 114
  • APAV – Associação de Apoio à Vitima: Tel.: 265 534 598
  • Serviço de Informação à Vitima de Violência Doméstica: 800 202 148
 Alunos do 11ºPT

 

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.