5.ª Edição dos Prémios Milage Aprender+ 2022/23

Parabéns, João Pinhal

Realizou-se em Sesimbra, nos dias 13 e 14 de julho, no Cineteatro João Mota, a VII Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel «Os desafios da educação do século XXI» e a 5.ª Edição dos Prémios Milage Aprender+.

Tendo a nossa terra como anfitriã, nada poderia correr mal. Recebemos professores, pais e alunos de todo o país. O aluno João Pinhal, com a ajuda da professora Dora Pinto, foi o vencedor do primeiro prémio na categoria «Aluno Autor de Matemática MILAGE APRENDER+ ao nível de ensino secundário». Segue o seu testemunho:

Foi o meu gosto por desafios que me levou a participar nesta iniciativa de criação de materiais para a plataforma MILAGE APRENDER +.

MACS ficou concluída no 11.º ano, mas foi no meu último ano do secundário que a sugestão da professora Dora Pinto surgiu. A ideia era recuperar um trabalho criativo desenvolvido no ano anterior, no âmbito do estudo dos modelos populacionais. Tentando trazer outra perspetiva aos alunos, lançou-nos como tarefa criar um exercício original, resolvê-lo e, depois, apresentá-lo aos colegas. Foram aulas diferentes, em que a atenção e a dedicação dos alunos prosperou perante exercícios criados por eles ou por colegas. Além da diversidade com que a criatividade nos presenteia, de facto, criar um exercício é todo uma nova forma de olhar a matéria, facilitando largamente a sua compreensão abstrata e concreta.

 Como disse, recuperei este trabalho no decorrer do 12.º ano para submetê-lo ao concurso «Aluno Autor do MILAGE APRENDER +». Adaptei uma série de detalhes às indicações que constavam no regulamento e acabei por reviver a oportunidade de desenvolver o raciocínio matemático que, no meio de tantas letras, às vezes, fica adormecido. Além disso, o desenvolvimento dos vídeos explicativos sobre a resolução dos vários itens constituiu um desafio muito interessante, não só em termos pedagógicos, mas também no que diz respeito à sua criação digital. Neles incluí pequenos vídeos auxiliares que demonstravam o processo de resolução dos exercícios numa das calculadoras existentes no mercado, uma mais-valia que já fazia parte da versão do 11.º ano. Gravei o vídeo de apresentação, enviei tudo, ainda que sempre com o meu perfecionismo habitual, não fiquei com grandes expectativas do resultado.

Em junho, recebi a notícia de que era um dos finalistas. Fiquei muito feliz. A exposição oral no Cineteatro era o próximo desafio. Com o apoio da professora Dora Pinto, criei uma pequena apresentação que tentámos que primasse pela simplicidade e pela originalidade. Passei mais umas boas horas a fazer experiências e a treinar aqueles 5 minutos. Voltei a desafiar-me e a aprender coisas novas. Pode parecer redundante dizê-lo, mas todo este processo permitiu um desenvolvimento contínuo de competências diversas. No dia, estava nervoso, fico sempre assim, mas, felizmente, apesar de alguns percalços linguísticos, consegui mostrar o meu trabalho a todos os presentes. Foi uma surpresa ter ganho. Ainda assim, só vi confirmar-se a ideia de que, se tentarmos, há muito que se consegue fazer. Muito não é tudo, além de que também não cheguei aqui sozinho, mas isso já é outra conversa.

 O MILAGE é uma plataforma com muito potencial para dar oportunidades de aprender a qualquer pessoa, não é um lugar de elites, nem de castração do desenvolvimento de cada um. É importante dar espaço a diferentes formas de aprender. Reitero, pois, que apostar na criatividade dos alunos é um caminho pouco explorado e que tem trazido boas conquistas.»

Julho 2023, enviado pelas Prof.as Margarida Sousa e Dora Pinto

About The Author

Avatar photo

Leave a Reply

Your email address will not be published.