O Projeto do Grupo de Intervenção em Saúde Comunitária (GISC) conta com 20 anos de existência e tem sido desenvolvido por entidades como a Câmara Municipal, o Centro de Saúde de Sesimbra, os cinco Agrupamentos de Escolas do concelho e a Escola Segura. Ao longo do tempo, o seu grande objetivo tem sido proporcionar aos alunos das escolas do concelho condições para desenvolverem projetos no âmbito da Saúde, para os apresentarem, discutirem e sobre eles refletirem em conjunto.

No passado dia 12 de maio, realizou-se, no Cineteatro João Mota, mais uma apresentação deste projeto, a XX edição do «Congresso de Jovens para Jovens». A referida edição deveria ter acontecido em 2020, não fosse a pandemia pela Covid-19. Mas eis chegada a oportunidade de voltarmos a celebrar a efeméride.

Neste ano, o slogan do Congresso «SAÚDE É…» foi o mote para a partilha de múltiplas apresentações, realizadas por alunos das várias escolas do concelho. Como já vem sendo habitual, o nosso Agrupamento esteve bem representado com trabalhos de alunos de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário. Congratulamo-nos não só pelas excelentes participações como também pelo facto de o logótipo deste XX Congresso do GISC ter sido da autoria de um dos nossos brilhantes alunos: o Daniel Almeida, da turma 11.º E.

Partilho as apresentações do nosso Agrupamento:

  • As crianças do pré-escolar, pertencentes às turmas C1 e C2 do JI da Cotovia, deliciaram-nos na abertura do Congresso com a sua canção coreografada sobre saúde oral:
  • Os alunos do 1.º CS da EB de Sampaio cantaram e realizam a coreografia intitulada: «Ser saudável é…»:
  • Os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem da EB do Castelo, apoiados por discentes da turma A do 7.º ano, apresentaram a peça de teatro O Mistério dos Ovos:
  • Os alunos do 10.º E realizaram uma coreografia de «Desconstrução de Tabus, através da Dança» que muito nos orgulhou:
  • Finalmente, no período da tarde, alunas do ensino secundário que integram o projeto Entre Palcos apresentaram a sua coreografia e debateram com os participantes do congresso a temática «O namoro não é violento».

Foi um dia de grandes experiências, de múltiplas aprendizagens, de variadas interações e também de muito divertimento.

No próximo ano, levaremos, uma vez mais, a SAÚDE ao palco. Até lá, tentemos conquistá-la todos os dias, com responsabilidade e sabedoria!

Junho 2023, enviado pela Prof.ª Marília Sequeira, Coordenadora do PES

Não perca as últimas...

About The Author

Avatar photo

Leave a Reply

Your email address will not be published.