No passado dia 5 de junho, os/as alunos/as do 1.º ano do Curso Profissional de Técnico/a de Ação Educativa (CPAE)  realizaram uma caminhada de conexão em silêncio por terras de sua majestade, D. Pedro Holstein-Beck,  facilitada pela técnica Ana Rita Oliveira da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sesimbra.

A presente atividade integrou o plano formativo do curso, especificamente a área da inteligência emocional, com o propósito de desenvolver nos/nas alunos/as capacidades como o autoconhecimento, a empatia, a liderança, o relacionamento interpessoal, a comunicação e o espírito de equipa, no fundo as competências inscritas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e no perfil profissional do técnico de ação educativa.

No CPAEA apostamos nesta metodologia de aprendizagem por considerarmos que o contacto com a natureza permite aos/às alunos/as:

  • o exercício físico;
  • a libertação de endorfinas;
  • o treino da atenção;
  • o foco no corpo;
  • a redução dos níveis de stress;
  • um acréscimo de energia física;
  • a melhoria da qualidade do sono.

Para além de darmos a conhecer aos/às alunos/as o património cultural e ambiental do Parque Natural da Serra da Arrábida, conhecimentos que integram as áreas de conteúdo das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e Centros de Atividades de Tempos Livres, fornecemos contextos de intervenção do/a Técnico/a de Ação Educativa.

Junho 2023, enviado pela Prof.ª Rute Carvalho

Não perca as últimas...

About The Author

Avatar photo

Leave a Reply

Your email address will not be published.