Como forma de assinalar o Dia Mundial da Saúde realizou-se, no dia 7 de abril, uma Feira da Saúde, iniciativa integrada no Plano de Atividades do Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Sampaio.

Neste dia, aconteceram diversas Ações de Sensibilização e também de Rastreio. Realizaram-se diversas avaliações relacionadas com peso e altura e consequente determinação do Índice de Massa Corporal (IMC), avaliação da postura, da tensão arterial, da glicémia e da acuidade visual. Para nos apoiar nestas avaliações contámos com a entusiástica participação de alguns dos nossos alunos, particularmente os do 10ºC e 11ºB, para além da gentil colaboração dos técnicos do Centro de Saúde de Sesimbra, do Drº Rui Barros do Centro Óptico Moderno da Cotovia e também da Farmácia da Cotovia.

 As Ações de Sensibilização tiveram como objetivo alertar para comportamentos de risco, entre eles o consumo de bebidas alcoólicas. Para levar a cabo esta tarefa contámos com a colaboração dos técnicos da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD) e também de alguns alunos do curso de Mesas e Bar da Escola Profissional da Moita que confecionaram cocktails sem álcool, dando a provar a todos os presentes. Alguns dos alunos vivenciaram ainda a experiência de serem eles próprios a preparar as suas bebidas.

Um técnico de saúde da Associação ABRAÇO, uma vez mais no nosso Agrupamento, sensibilizou os alunos para as questões relacionadas com a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, em particular, para a infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), alertando-os para a necessidade da proteção individual e para as consequências associadas aos comportamentos de risco.

Também pela segunda vez neste ano letivo no nosso Agrupamento, os jovens farmacêuticos do Projeto Geração Saudável continuaram a sensibilizar para as problemáticas relacionadas com a Obesidade e Diabetes transmitindo informações muito pertinentes relativas à sua prevenção.

Todas estas atividades de Promoção da Saúde e de Sensibilização para Comportamentos Saudáveis colheram elogios quer por parte dos alunos quer por parte da restante comunidade educativa.

Professora Marília Sequeira

 

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.