No dia 14 de fevereiro alguns ex-alunos de Física foram convidados a vir à Escola Secundária de Sampaio, no âmbito da atividade “Física ConVida”, para dar o testemunho sobre o seu percurso académico. Dando continuidade a uma iniciativa que tem tido sucesso nos últimos cinco anos, a professora de Física de 12º ano voltou a proporcionar o encontro entre alunos do ensino universitário e alunos do último ano do ensino secundário. Muitos esclarecimentos foram dados e muitas preocupações abordadas, tais como: incerteza na escolha das opções de candidatura, diferenças entre cursos, diferenças entre faculdades, concurso de acesso, pré-requisitos, inscrições no 1º ano da faculdade, praxes académicas, faltas de presença e tipologia de aulas na faculdade (teóricas e práticas), horários, trabalhos de grupo e projeto, avaliação, mudanças de curso, saídas profissionais na área da Física, etc.

Verificou-se, com agradável surpresa, que o número de convidados tem vindo a aumentar de ano para ano, tendo estado presentes nesta sessão de dia 14 de fevereiro, dois alunos do 4º ano do IST, e sete alunos do 1º ano de diversas universidades. Uma das respostas ao convite exemplifica a importância deste tipo de atividade junto dos alunos do 12º ano – “Tal e qual como os nossos colegas mais velhos o ano passado nos proporcionaram muitos esclarecimentos sobre o que viria a ser a nossa vida académica, acho que gostaria de retribuir também aos próximos.” Tiago Baltazar (aluno do 1º ano do IST).

Os convidados deste ano disponibilizaram-se, ainda, para combinar com pequenos grupos de alunos que frequentam o 12º ano, visitas guiadas às faculdades que frequentam, de modo a proporcionar aos futuros colegas o contacto com o espaço universitário e com os vários cursos, aumentando assim o esclarecimento de dúvidas e diminuindo as ansiedades naturais de quem pretende prosseguir os estudos.

Professora Ana Mafalda Gonçalves

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.