Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento

concurso

A FLAD e a Ciência Viva voltam a juntar-se para a segunda edição do Prémio Atlântico Júnior – um prémio de ciência para os alunos do ensino secundário, que irá premiar a equipa vencedora com uma viagem aos Estados Unidos. O Prémio Atlântico Júnior visa promover o gosto pela ciência e tecnologia, e o interesse pelo Atlântico, entre os mais jovens.

Resumo do projeto

O projeto envolve a criação e construção – a partir de modelação e posterior impressão 3D – de um barco tipo Catamarã, movido a energia solar, através da utilização de um painel solar acoplado a um sistema de rastreamento de luz. Este rastreamento é controlado de forma autónoma recorrendo a LDR´s e a uma placa Arduino.
A embarcação terá um conjunto de sensores que permitirão a análise do nível de degradação da qualidade da água na Lagoa de Albufeira, durante o período em que a lagoa se encontra isolada do Oceano Atlântico, de forma a ser possível antecipar prováveis efeitos nas espécies autóctones que ali têm o seu habitat e se desenvolvem.

Coordenador: Prof. Ana Chambel;

Alunos: Francisco Rodrigues 12D, Tiago Camelo 12D, Patricia Chambel 12D, Miguel Rato 12D, Rodrigo Gralheira 2PI;

TUB SAILORS

Filme de apresentação

Dezembro 2022, enviado por Luís Araújo

Não perca as últimas...

About The Author

Avatar photo

One Response

  1. Patrícia Reis

    Os melhores para o Prémio Atlântico Júnior – um prémio de ciência para os alunos do ensino secundário de Sampaio. Pela dedicação, resiliência e criatividade.

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.