16 de outubro

No dia 17 de Outubro, assinalámos, nas Escolas Básica do Castelo e Secundária de Sampaio, o Dia Mundial da Alimentação. Vários foram os eventos que os nossos estabelecimentos de ensino promoveram com vista a estimular bons hábitos alimentares na nossa comunidade educativa.

De forma a sensibilizar para a necessidade de praticarmos uma Alimentação Saudável foi desenvolvida uma atividade de colaboração entre a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento e os professores da Equipa do Projeto de Educação para a Saúde, que consistiu na distribuição, pelos alunos, de maçãs camoesas. Estes frutos, típicos da nossa região, são considerados as “mais ricas das maçãs” pelas propriedades particulares que apresentam, constituindo um alimento a privilegiar na nossa dieta quotidiana.

Os alunos aderiram de forma exemplar à iniciativa e, rapidamente, as maçãs se esgotaram!

Para além desta, outras atividades tiveram lugar, grande parte delas relacionadas com a confeção de alimentos saudáveis pelos alunos de diversas turmas, no espaço do Clube de Cozinha Saudável e Sustentável. Houve ainda a oportunidade para os alunos participantes deste Clube confecionarem bolachas de limão e chia, com as quais presentearam os professores da sua Escola.

 Assim se vê como a Escola é um local de múltiplas aprendizagens!

Texto introdutório da Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde, Prof.ª Marília Sequeira

A confeção de iogurte natural e queijo fresco (turma do 6.º B)

Os alunos do 6.º B tiveram a seu cargo a produção de iogurte natural e de queijo fresco, na sala do Clube de Cozinha Saudável e Sustentável da Escola Básica do Castelo, tendo contado com o auxílio da professora Marília Sequeira.

A primeira metade da turma ficou encarregue de fazer os iogurtes naturais. Foi um processo mais rápido e simples do que os alunos esperavam e, para enriquecer este produto lácteo, trouxeram fruta fresca e frutos secos.

No fabrico do queijo fresco, os alunos da segunda metade da turma usaram menos ingredientes do que pensavam ser necessários.

A turma considerou esta experiência interessante, divertida e inesquecível.

Texto elaborado em Assembleia de Turma pelos alunos do 6.º B, com a Prof.ª Manu

A confeção de pudim de pão (turma do 6.º C)

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, os alunos do 6.º C confecionaram, nas instalações do Clube de Cozinha Saudável, um pudim de pão. Para tal, utilizaram sobras de pão e ingredientes saudáveis. Esta atividade teve como objetivo promover e sensibilizar os jovens para a prática de uma alimentação saudável e sustentável. 

Eis algumas fotografias que registaram o momento.

O fabrico do iogurte e o relato de histórias (turma 6.º F)

 Os alunos do 6.º F fizeram iogurtes com a ajuda das professoras Marília Sequeira, Paula Branco, Ana Barbosa e ainda duas alunas participantes do Clube de Cozinha Saudável e Sustentável.

Enquanto esperavam que o leite fervesse e depois arrefecesse, a turma leu a história do iogurte, aprendendo alguns detalhes sobre as suas propriedades.

Quando o leite atingiu a temperatura ideal, juntou-se um iogurte natural. Este preparado foi vertido para os copos, que foram colocados na iogurteira de forma a que o leite fermentasse.

No dia seguinte, os alunos provaram os iogurtes. Para que se tornassem mais apetitosos, juntaram alguns frutos e sementes, assim como compota.

Foi uma experiência deliciosa e saudável!

Texto elaborado pelos alunos do 6.º F, na aula de Português, com a Prof.ª Manu

«Mãos na massa» com o Chef Francisco Basílio (turma 9.º C)

A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento pode constituir um espaço privilegiado para a concretização de ações práticas que integrem saberes, atitudes e capacidades, através da articulação de diversas valências escolares, como o Clube de Cozinha Saudável e o bar dos alunos, e também comunitárias. Estas ações têm igualmente como objetivo expressar o que se procura desenvolver no currículo da disciplina de Ciências Naturais do 9.º ano de escolaridade.

Assim, nos dias 11 e 18 de outubro, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, a turma do 9.º C desenvolveu a atividade “mãos na massa”, no Makerspace da Escola Básica do Castelo. Os alunos cozinharam e degustaram Thai Wok Noodles e Spring Rolls, receitas propostas pelo Chef Francisco Basílio, ex-aluno da nossa Escola, que gentilmente acedeu ao convite das professoras Ana Lourenço e Marília Sequeira. Foi um momento importante de partilha de saberes e sabores, de conhecimento mútuo!

Obrigada Chef Francisco Basílio!

Texto elaborado pela Prof.ª Ana Margarida Lourenço

Novembro 2022, enviado pela Coordenadora do PES, Prof.ª Marília Sequeira

close

Não perca as últimas...

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.