Em Portugal, até 1910, o regime político existente era a Monarquia, de acordo com a qual os portugueses eram governados por um Rei.

Em 1908 o Rei D. Carlos I e o seu filho mais velho, Luís Filipe, herdeiro da coroa, foram assassinados na Praça do Comércio em Lisboa, devido a interesses dos republicanos. Após o regicídio foi D. Manuel II, o filho mais novo do Rei, que começou a governar com apenas 18 anos, mas esse reinado durou somente cerca de 2 anos.

O Partido Republicano foi criado em 1876 e defendia a República, ou seja, defendia que o país devia ser governado por um presidente que fosse eleito pelos portugueses e não por um rei que tivesse um cargo para sempre hereditário.

Em 1910, na noite de 3 para 4 de outubro, diversas forças militares sublevaram-se contra a Monarquia. Após acesos combates esta foi derrubada e dois dias depois, na manhã de 5 de outubro de 1910, proclamou-se a República, nos Paços do Concelho de Lisboa, edifício onde se localiza a Câmara Municipal de Lisboa. E assim surgiu o feriado de 5 de outubro, a comemoração da Implantação da República Portuguesa.

Webgrafia:

Outubro 2022, trabalho elaborado pela aluna Ariana Pinto, do 6.º C

                        

close

Não perca as últimas...

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.