O xadrez é um estímulo poderoso da tenacidade, do espírito de luta e da capacidade de sacrifício, que alia raciocínio, estratégia e reflexão.

O xadrez – e o desporto em geral – contribui para o desenvolvimento pessoal e social e para a formação do carácter.

Responsabilizar-se pelos próprios atos, reconhecer os erros cometidos e assumir a responsabilidade das decisões tomadas (no xadrez não é possível invocar desculpas exteriores às próprias opções que o jogador toma durante o jogo), bem como controlar as emoções, analisar situações de diferentes pontos de vista – incluindo as perspetivas do adversário – são situações continuamente testadas e vividas numa partida de xadrez.

Um jogador de xadrez aprende naturalmente a respeitar regras, leis das competições e normas de comportamento (como a valorização e o respeito pelo silêncio com fonte de concentração ou a aceitação do resultado das partidas, comportando-se corretamente perante a vitória ou a derrota).

Um jogador de xadrez desenvolve conhecimentos e valores que são próprios de vários domínios distintos, mas que se reúnem aqui de forma natural e inequívoca.  Se tivermos em conta que um dos grandes problemas da escola atual passa precisamente pela motivação dos alunos para as atividades escolares, usar as potencialidades educativas  desta modalidade é criar  oportunidades de desenvolvimento de competências, capacidades e conhecimentos.

O Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas de Sampaio tem como finalidades:

1 – Divulgação e sensibilização dos alunos para a aprendizagem do Xadrez.

2 – Organização e estruturação de situações de aprendizagem e estudo da modalidade.

3- Participação em situações competitivas no âmbito do Desporto Escolar ou outras, a nível concelhio, distrital e nacional.

HORÁRIOS, LOCAIS DE TREINO E INSCRIÇÕES:

Clique em: Inscrições ou use o QR:

Outubro 2022, enviado pela responsável pelo Clube de Xadrez: Prof.ª  Rosária Campino da Silva

close

Não perca as últimas...

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.