Durante o 2º período, os alunos do 3ºano, da EB de Cotovia, estudaram o passado do meio local. As turmas do 3º FC e do 2º/ 3º EC fizeram trabalhos de grupo sobre este tema.

Cada grupo pesquisou diferentes assuntos, como por exemplo:

–  Personalidades importantes de Sesimbra

–  Monumentos

–  Gastronomia

–  História de Sesimbra

–  Lendas…

Posteriormente, os alunos dividiram-se em grupos para realizar os trabalhos em cartolina e, no final de janeiro, a turma do 3º FC apresentou os produtos finais à turma do 2º/3º EC.

As duas turmas aprenderam e descobriram coisas muito interessantes sobre a terra onde vivem.

Ficaram a saber que nasceram em Sesimbra pessoas muito importantes para a História do nosso país. Como, por exemplo, o navegador Rodrigues Soromenho, que teve um papel muito importante durante os descobrimentos e que doou parte da sua herança à Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra.

Também descobriram, com a Lenda da Pedra da Mua, que os dinossauros viveram no concelho de Sesimbra e que existem pegadas que o comprovam. Estudaram a História de Sesimbra, e ficaram a saber que a carta de foral foi concedida aos seus habitantes em 1201.

Foi no reinado de D. Dinis, o sexto rei de Portugal, que nasceu a Póvoa de Ribeira de Sesimbra, pequena aldeia de pescadores, situada junto ao mar, e que hoje é a vila de Sesimbra, um dos locais turísticos mais bonitos de Portugal.

Todos os alunos gostaram de trabalhar este tema desta maneira tão diferente.

3º FC

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.