Iniciámos o período letivo com mais uma conversa sobre a “Saúde dos Oceanos” no âmbito da colaboração entre a EB Castelo e o projeto iFADO (innovation at the Framework of the Atlantic Deep Ocean) fruto da parceria de vários países banhados pelo oceano Atlântico.

Assim, no dia 5 de abril, foi efetuada uma sessão na BE que , bem como o projeto Eco escolas, desde o início patrocinaram e apoiaram as atividades de divulgação do projeto (vide jornal LOOKaes).

O oceanógrafo Paulo Oliveira abordou temas como a importância da monitorização dos oceanos, a preservação das espécies marinhas e o papel fundamental do mar na produção do oxigénio que respiramos.

A divulgação foi destinada à turma 6ºG que irá pintar um pequeno barco do programa Educational Passages que será lançado ao mar com o intuito de monitorizar, através de GPS, o transporte provocado pelos ventos e correntes oceânicas. Uma vez que a sua posição é transmitida diariamente, todos poderão acompanhar o seu trajeto, tal como acontece com os 10 barcos que estão neste momento no mar (vide página At Sea). Para além de ajudar a conhecer melhor os ventos e correntes, estes barcos são também “embaixadores”, no sentido em que podem promover a ligação entre alunos de diferentes países. Na página da internet Educational Passages PT podem ler-se as histórias impressionantes dos barcos que passaram ou foram lançados por Portugal.

Para melhor cumprir a sua missão de “Embaixador”, para além da sua decoração, terá de ser escolhido um nome para o barco e escrever mensagens ou escolher objetos de pequenas dimensões que representem as pessoas e os locais de Sesimbra – vila piscatória onde as casas e as gentes se fundem com o mar.

Com o apoio…

Abril 2021, enviado pela Prof.ª Lina Benedito

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.