A Princesa

Ainda no rescaldo da Semana da Internet Segura publicamos um filme sobre os perigos da utilização indevida da Internet. É uma produção da RTP e são abordados várias temáticas sobre a adolescência, sem esquecer o choque de gerações e o distanciamento que, por vezes, faz com que os pais desconheçam por completo o dia a dia dos seus filhos. Um bom filme para ver em família e com temas mais do que suficientes para criar um debate construtivo numa destas noites chuvosas!

Deixamos um breve resumo… e o filme.

A Princesa

Vera é uma adolescente modelo, filha de um casal de classe-média-alta. É a princesa e o orgulho dos pais. Mas, quando são chamados ao colégio pela diretora, descobrem um lado negro na filha que nunca esperaram existir. De um momento para o outro, percebem que nem tudo é o que parece e que a filha que têm em casa não é a mesma Vera que existe nas redes sociais. Quando pensavam terem dado a mais esmerada educação à filha, são obrigados a reconhecer que nem sequer a conhecem. Quando a situação se descontrola e a própria segurança da Vera parece perigar, os seus pais decidem que têm de agir. Mas, irão ainda a tempo?

Atores:  VERA XAVIER (Joana Metrass), HENRIQUE XAVIER (Pepê Rapazote), MARIA XAVIER (Mafalda Vilhena), CATARINA MELO (Sara Butler), GONÇALO COSTA (Miguel Santiago)

Realização: Hugo de Sousa

Ano: 2011

Alguns dos nossos alunos assistiram a este filme e deixaram algumas opiniões.

“Acho que o filme aborda o sujeito sem ter pedido opiniões a pessoas com quem isso aconteceu mesmo, havendo um certo abuso/exageração sobre alguns conteúdos. O uso de emojis/abreviações usadas na Internet estava um pouco mal aplicado, mas a ideia em geral estava bastante boa. Penso que se tivessem feito inquéritos ou mesmo tendo feito apelo a pessoas mais jovens para o uso de conteúdos atuais, o filme poderia ter sido bastante melhor. Algumas das cenas neste filme foram muito exageradas, mas como gostei da ideia do filme, dou-lhe um 3 sobre 5.”

 

“Este filme aborda o consumo de álcool, tabaco e drogas que no filme basicamente eles querem transmitir que isso faz tudo mal à saúde e que podem vir a ter consequências de que não estavam à espera. A ”Princesa” desrespeita os pais, os amigos e outras pessoas de uma maneira errada… A ”Princesa” publica vídeos e imagens na Internet e partilha essa informação com desconhecidos.”

 

“ Neste filme os conteúdos foram abordados de forma correcta, mostra as possíveis consequências da exposição pública e a interacção com predadores sexuais nos “chats” públicos, mostra claramente que os nossos pais ou tutores legais só querem o melhor par nós.”

 

“Este filme a que assistimos demonstra as situações que estamos a viver nesta altura (adolescência), demonstrando assim os perigos do uso da Internet nesta idade, como também o perigo das nossas companhias e o que estes nos podem levar a fazer.
Muitas vezes familiares e amigos próximos avisam-nos para os perigos da Internet e para as nossas companhias, mas nesta idade, mesmo com muitos cuidados, cometemos erros (consumo de drogas, tabaco, álcool) transformando-nos assim em pessoas que nunca fomos e por vezes destruindo a nossa vida e da aqueles que mais gostamos.”

 

“Este filme está muito bem elaborado, pois fala um pouco de tudo o que acontece na adolescência. O que deu para ficarmos mais informados sobre esses temas que foram falados. Acho que foi feito de uma maneira atractiva para a nossa idade. Acho que os temas da exposição de vídeos, de fotografias, de consumo de tabaco, e de falar com desconhecidos na Internet foram muito bem tratados neste filme, é um bom exemplo de como as coisas acontecem quando não temos cuidado com quem falamos e o que publicamos hoje em dia.”

 

“A minha opinião é que no filme está muito bem explicado o que se passa na actualidade e o que se acontece muitas vezes.”

 

“Acho que este filme foi muito bom para nos mostrar o que realmente as pessoas da nossa idade fazem, logo, temos a obrigação de não nos metermos neles nem de mudar de atitudes drasticamente.”

 

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.