Para assinalar o Dia Nacional do Mar, que tem lugar a 16 de Novembro, as turmas do 5º Ano de Ciências Naturais da EB do Castelo tiveram uma aula diferente. Entre os dias 17 e 19, as várias turmas receberam a visita do Investigador Paulo B. Oliveira, da Divisão de Oceanografia e Ambiente Marinho do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para conversar sobre o tema “Como saber o estado de saúde dos Oceanos?”. Nestas conversas, os alunos tiveram oportunidade de recordar a importância dos oceanos e como é fundamental, para nós próprios, manter os oceanos de boa saúde. Foi-lhes explicado que, por essa razão, os países da União Europeia (UE) assinaram um acordo, a que chamaram Directiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), com o objectivo de manter os mares e oceanos limpos e saudáveis. Também foi explicado que a UE financia projetos para promover o trabalho conjunto entre os investigadores dos países da UE para a implementação da directiva, como é o caso do Projeto iFADO (innovation in Framework of the Atlantic Deep Ocean) em que o IPMA participa.

Procurando a participação dos alunos, as conversas desenvolveram-se em torno das estratégias utilizadas pelos cientistas e as dificuldades que eles têm para encontrar indicadores representativos do estado do ambiente marinho. A propósito do lixo que todos os dias chega ao mar, os alunos foram sensibilizados para o facto de que grande parte fica à deriva no oceano transportado pelos ventos e correntes.

No final, foi apresentado aos alunos o barquinho do programa “Educational Passages”, ao qual o Projeto iFADO se associou, e que foi cedido ao IPMA por um dos parceiros do Projeto: a Plataforma Oceânica de Canárias (PLOCAN). O barquinho ficou na biblioteca da EB do Castelo onde será pintado por alunos da Escola e deverá ser lançado ao mar em Maio de 2021.

Enviado por: Paulo B. Oliveira – Oceanógrafo

Fotografias: Prof.ª Teresa Oliveira

About The Author

Leave a Reply

Your email address will not be published.