Tropecei num artigo do jornal Público (16.10.2020)… https://www.publico.pt/2020/10/16/p3/noticia/dez-conselhos-prevenir-dores-costas-1935407 … que me encheu as medidas relativamente a uma batalha insana junto do nosso público discente.

“As dores na coluna afectam 80% da população mundial e é o principal motivo para milhões de pessoas faltarem ao trabalho todos os anos. Para assinalar o Dia Mundial da Coluna, o P3 deixa uma série de conselhos para prevenir dores e ter uma qualidade de vida mais saudável.”

Partilho para que se possa fazer luz nalgumas mentes e corpos que devem/têm que dar o exemplo… e para que a comunidade educativa não se esqueça de que não é boa ideia culpar sempre o peso das mochilas!

“A coluna vertebral é constituída por 33 vértebras que se articulam entre si por articulações particulares chamadas discos intervertebrais e que funcionam simultaneamente como amortecedores da coluna, quando caminhamos e nos mantemos de pé. No entanto, este conjunto de ossos e discos “empilhados”, só funciona se de facto a musculatura que os suporta estiver activa e equilibrada nas suas capacidades, para dar resposta aos desafios que lhe são solicitados nas nossas tarefas do dia-a-dia. Para assegurar este equilíbrio, a coluna, como outras regiões do esqueleto, necessita de exercício regular. Devemos fazê-lo, não só através das tarefas da actividade da vida diária, como também através de exercício físico complementar frequente, fundamental para nos mantermos activos e sãos.”

“Cuidar da coluna é cuidar daquilo que nos suporta e nos apoia na locomoção. Adiar ou ignorar um problema de saúde pode ter um custo humano catastrófico que não devemos correr!”

Excertos do artigo publicado no P3 da autoria de Jorge Mineiro, Coordenador do Centro de Ortopedia e Traumatologia do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa.

Paula Ornelas Marques

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.