Aqui partilhamos o trabalho de uma aluna realizado no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal (Docente Antónia Torres), turma de 6º ano, que tinha como objetivo que os alunos ficassem a conhecer um pouco mais sobre o significado dos feriados existentes no seu país, neste caso o feriado de 5 de Outubro. Os alunos foram convidados a fazer uma pequena pesquisa sobre o tema para a construção de texto.

O trabalho selecionado para poder constar no jornal foi o da aluna Nicole Oliveira da turma 6º D, que transcrevemos em seguida.

05 de OutubroImplantação da República

Há muitos anos Portugal era governado por reis, e a isso dá-se o nome de Monarquia, sendo que o primeiro rei de Portugal foi D. Afonso I (mais conhecido por D. Afonso Henriques) e o último rei de Portugal foi D. Manuel II.

Contudo o povo não estava nada contente com a maneira como os reis governavam e a monarquia foi-se tornando cada vez mais fraca, pois não resolvia as difíceis condições de vida em que a população vivia.

Ao contrário, o partido republicano surgido na segunda metade do século XIX e defendendo que a solução para os problemas dos portugueses era a implantação de uma nova forma de governo, a República, foi ficando cada vez mais forte.

Assim, no dia 5 de outubro de 1910, há 110 anos atrás, foi implantada em Portugal a República. Tudo começou com um grupo de militares revoltosos que alguns dias antes se reuniram em Campo de Ourique, em Lisboa, e se dirigiram de seguida para o quartel da Artilharia Um onde se apropriaram de munições. Daí avançaram para a Rotunda (praça Marquês de Pombal), onde se entrincheiraram e lutaram contra as forças monárquicas. Com o apoio e a ajuda do povo, venceram as tropas monárquicas. Na sequência destes acontecimentos o rei D. Manuel II abandonou o país e Portugal passou a ter como chefe de estado um Presidente, sendo que o primeiro foi Manuel de Arriaga.

Atualmente o presidente da República chama-se Marcelo Rebelo de Sousa, sendo que este é um símbolo nacional, tal como a bandeira e o Hino.

Nicole Oliveira, 6º D

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.