Este mês de abril continuou a desafiar-nos para um esforço de adaptação a uma realidade diferente, que vamos superando a cada dia na medida dos nossos meios, da nossa curiosidade e de muita persistência e trabalho.

A nova estação da Primavera chegou há pouco e com ela a Natureza renova-se. Podemos também sentir essa mudança nos cheiros e nos sons. Há flores que desabrocham, aves que chegam das suas viagens… e toda esta azáfama, que observamos das nossas janelas, foi fonte de inspiração para alguns trabalhos…

… para fazer algumas experiências…

… e para experimentar o trabalho da terra…

Neste mês de abril celebrou-se também a quadra festiva da Páscoa, que na Escola costumamos assinalar com a nossa habitual e divertida “caça ao ovo”. Este ano foi diferente…

… o Miguel enviou a todos os amigos, colegas, professores e assistentes operacionais votos de uma Boa Páscoa.

E cada um, em sua casa, preparou-se para esta quadra festiva… produzindo muitos trabalhos…

… aperfeiçoando habilidades culinárias…

…e inventando novas brincadeiras com os brinquedos…

Mas acima de tudo trabalhou-se muito para corresponder aos desafios lançados pelas educadoras e professoras …

Os alunos do Pré-escolar, trabalhando a “Formação Pessoal e Social” conheceram e exploraram a história “O ratinho Frederico”, e foram desafiados a construir e decorar uma caixa para guardar “tesouros”… sonhos… e desejos…

Longe da sala polivalente, mas sem prescindir da Educação Física, que aliada às Artes Visuais e à ajuda familiar, reinventaram o “Jogo do Monopólio”… lançaram os dados, avançaram com o peão e… “toca a mexer”…

Os alunos do 1º Ciclo esforçam-se por dar o seu melhor, laborando à distância no último período letivo. Cumprindo as orientações das suas professoras empenham-se no trabalho. Para umas tarefas utilizam o computador…

… e é também no computador que acontecem os encontros das turmas… As docentes usam a plataforma ZOOM para reunir com os seus alunos, em sessões calendarizadas, que servem como motivação para a realização dos trabalhos… para esclarecer dúvidas… para contar novidades… para partilhar experiências… para “matar saudades”…

Reunião do 4º JS

Mas há tarefas em que se usam os manuais. E aí… estudam… e resolvem os exercícios propostos. Tomando como exemplo a exploração do texto “Abelhurso”, de Miguel Neto, escreveram-se pequenos textos descritivos…

…e desenharam-se muitos “cracofantes”… criaturas muito simpáticas e vistosas lá do “reino da imaginação”…

Os alunos complementam o horário de trabalho assistindo, através da televisão, às aulas #EstudoEmCasa…

…e realizam algumas das tarefas que as professoras da TV sugeriram…

Entretanto deu-se uma atividade do projeto Eco-Escola.

Dia da Terra / Global Action Day – 22 de abril

Os alunos do Pré-escolar, trabalhando o “Conhecimento do Mundo” ,abordaram o tema da biodiversidade, direcionando a sua atenção para a proteção das espécies. Tendo aceitado o desafio da UHU, criaram animais com materiais recicláveis, que serão os protagonistas de uma ou mais histórias que os alunos co escreverão. Para além do desafio criativo de inventar um conto, pretende-se também participar no concurso organizado pela UHU.

Para este dia, foi também pedida uma reflexão em família sobre o tema “A minha família compromete-se pelo clima”, solicitando-se um trabalho que transmitisse preocupação ambiental.

Ainda no âmbito do projeto Eco-Escolas, foi proposto como desafio um origami. E um bando de lindas aves assomou à janela…

… ganhou asas…

…e voou para apreciar outros poisos…

O 25 de ABRIL também foi comemorado.

Esta data da História Nacional foi marcada pelo diálogo com os familiares e com as docentes. Os trabalhos que daí resultaram, excederam as conversas…

Com tantas tarefas cumpridas, o descanso é bem merecido…

… e para isso nada melhor que a companhia de um amigo incondicional, aquele que está sempre disponível para estar connosco só quando nós queremos…

O LIVRO.

{“was_drawn_on”:true}

Já na Biblioteca Escolar…

No recinto da escola temos os colegas mesmo ao nosso lado e os intervalos para correr, brincar e… ir à Biblioteca… ler um livro, ouvir uma história ou jogar um jogo…

Como a Biblioteca sabe o quanto é importante para todos os alunos, não conseguiu ficar fechada… “Ganha asas” e entra em todas as casas, que com um click, a convidam…

Pois é, a Biblioteca Voadora, coordenada pela professora bibliotecária da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo, é um lugar fantástico.

Tem histórias, tem convidados para falar de livros e de leituras, tem desafios e tem muitos colaboradores… os melhores colaboradores! Embora isso não seja novidade, porque já tinham dado provas da excelência da sua capacidade colaborativa nas bibliotecas das escolas, com os “pés bem assentes no chão”, mas agora que “ganharam asas” e entraram na Biblioteca Voadora… é mesmo MÁGICO… e, como em todas as magias, é muito bonita de se ver, ouvir e sentir. Muitos Parabéns a todos os que usando a leitura crescem, aguçam a curiosidade e ajudam a aperfeiçoar a “capacidade de voar”.

Para assinalar a semana da leitura foi proposto um desafio… E quem resiste a um desafio da professora bibliotecária???

Não há como resistir!

Por isso foram tantos os participantes. Alguns trabalhos selecionados já foram publicados, mas outros se seguirão… A Biblioteca Voadora tem sempre novidades… e está à distância de um click!

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.