Iniciámos este mês de março com a nossa habitual Feira do Livro.

As ilustrações dos novos títulos suscitaram o interesse dos nossos alunos e aguçaram a curiosidade pelas novas histórias que lá se escondem. Este é um evento sempre muito participado pelas crianças e também pelas famílias.

No dia cinco, realizou-se na BE, a segunda reunião EcoEscolas. Contou com a presença dos delegados das turmas das EBs de Sampaio e do Zambujal, da Presidente da Junta de Freguesia do Castelo e de outros representantes, da Associação de Pais, da CMS, da farmácia de Santana, bem como da Direção do Agrupamento de Escolas de Sampaio.

Foi feito um balanço das atividades já desenvolvidas e deu-se conta das que estão em curso. Apresentaram-se PowerPoints de cada uma das escolas, representativos do trabalho desenvolvido em cada uma delas.

Esta reunião acabou com um pequeno lanche confecionado pelos alunos do pré-escolar, do grupo da educadora Susana Sousa.

Sendo a reciclagem um assunto muito sério e por isso muito participado, os recipientes destinados a esse efeito precisam de ser frequentemente aumentados. Assim, os alunos do pré-escolar, do grupo da educadora Emília Teodoro, decoraram mais um ponto de recolha.

Internet Segura

Para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, os alunos da turma 4JS criaram uma apresentação em PowerPoint sobre a temática, para posteriormente a apresentarem às turmas de 1º e 2º anos.

Animateatro

O teatro veio à escola com a companhia Animateatro e a peça “…um Farol” Mais uma vez, os atores souberam captar a atenção dos alunos e conseguiram a sua participação empenhada, tanto nos momentos rítmicos, como nos pequenos “papéis” que lhes foram atribuindo no decorrer da representação.

A Matemática na EPE

A iniciação à geometria … brincando, desenhando, construindo…

Histórias na EPE

Há uma arca “mágica” na EPE, de onde saem contos fantásticos. Cada criança “descobre” nas imagens que lhe calham em “sorte” a história que conta aos seus colegas.

Momentos com Histórias na BE

A biblioteca da escola continua a convidar os alunos para ouvir histórias. A calendarização dos convites foi estabelecida, mas não integralmente cumprida. Retomar-se-á logo que possível.

Aproveitando um novo elemento decorativo, um grande castelo, contou-se, com a ajuda do kamishibai, a lenda “O dragão de Cracóvia”. Desafiando também os alunos a fazerem uma pesquisa sobre como esta lenda ainda persiste nos nossos dias, modernizada, e referenciando pontos de atração turística nas margens do rio Vístula, na cidade de Cracóvia, na Polónia.

Sementeiras e Experiências

No seguimento das matérias em estudo e como complemento das aprendizagens teóricas, os alunos do 2º FS fizeram sementeiras e algumas experiências com plantas.

Centro de Apoio à Aprendizagem

A decoração do espaço do CAA é um fator de interesse para estes alunos. Enquanto esperam pela Primavera e vão aprendendo sobre as mudanças que esta estação traz, escolheram a chegada das aves migratórias como tema para a decoração das janelas.

Puseram mãos à obra e aqui estão… os passarinhos acabadinhos de chegar!

Cozinhar para alguns é diversão, para outros é dever, mas para os alunos do CAA lidar com a comida pode significar as duas coisas. As aulas da Cozinha Pedagógica, aparentando um momento lúdico, são na verdade uma hora de muita concentração e aprendizagem.

Os Dias Especiais

Na EPE começou o trabalho que antecipa o Dia do Pai. As crianças dizem de sua justiça e esmeram-se nos presentes.

Também houve uma aula de dança, no Polivalente, orientada por uma mãe…

Até que… as nossas rotinas foram alteradas. Exigiram-se outros cuidados e precauções… e fomos rigorosos no seu cumprimento.

Mas tivemos que ir trabalhar para casa, acompanhados e orientados à distância. E, com a ajuda muito próxima e interessada da família, continuámos todos a esforçar-nos nas nossas tarefas.

Desde os mais pequenos…

…aos maiores.

Os finalistas redobram esforços na demonstração do seu empenho…

Através da classedojo, os alunos têm partilhado alguns dos trabalhos realizados em casa.

Construção de 1dm3.
Utilização do Popplet para esquematizar algumas características da Serra do Gerês.
Acróstico construído a partir do nome próprio do Pai.

O trabalho em equipa reforça os laços que nos unem e a esperança de que melhores dias cheguem em breve…

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.