Retomámos as aulas no Dia de Reis e foi mesmo um dia de REIS…

Começou com a divulgação do resultado do “Concurso de Presépios”, cuja notícia foi o terceiro lugar obtido pela EB de Sampaio. O prémio foi entregue à coordenadora de estabelecimento, pelo presidente da Junta da Freguesia da Quinta do Conde, numa cerimónia que decorreu na igreja matriz de Sesimbra, no dia 05/01/2020.

Na parte da tarde, esperámos que os “verdadeiros Reis” passassem pela nossa escola… Fomos esperá-los ao campo de jogos, na companhia dos alunos da EB do Zambujal, dois grupos da EPE de Cotovia, os nossos vizinhos do Colégio “Educa a Brincar” e ainda alunos da CAA da EB do Castelo.

Serviu o tempo de espera para cumprimentar os amigos dos outros estabelecimentos de ensino, desejar um excelente ano novo a todos os presentes e também para brincar um bocadinho.

Chegaram os “Reis do ano 2020” nos seus dromedários muito adequadamente ataviados… e com presentes.

Os alunos do 4º JS tinham preparado umas quadras alusivas ao momento que os “Reis” ouviram com muito gosto e atenção, agradecendo no final com palavras gentis.

De seguida, satisfizeram a curiosidade e a expetativa da assistência, abrindo aqueles grandes sacos vermelhos e distribuindo por todos uns pequenos saquinhos muito doces…

…deixando muito felizes os “reizinhos” mais pequenos.

Com os sacos bem mais leves, os “Reis Magos” despediram-se e retomaram o seu caminho.

No âmbito do desafio de Natal lançado pela BE, que consistia em escrever uma história de Natal, foi feita a compilação dos textos enviados, numa encadernação que pode ser consultada e lida na íntegra na própria BE.

Foram entregues certificados de participação aos autores dos textos eleitos, que os leram para os colegas que assistiram à cerimónia. Quanto aos textos coletivos, foram lidos pelos delegados da respetiva turma.

Como perder e ganhar faz parte da vida e do saber estar, jogar faz parte dessa aprendizagem.

Um jogo muito antigo, até na BE, é o xadrez, apreciado pelos alunos que frequentam o Clube de Xadrez e que ensinam os colegas que lá não vão. “Cobras e escadas” é outro jogo que passou a ser muito solicitado. E também há quem traga os seus próprios jogos e os partilhe. Mas, o mais importante, é que todos se divertem bastante.

É verdade que gostam de jogar, mas também vêm para ler os livros da BE ou a compilação, encadernada, dos textos que escreveram… e também são requisitados livros para ler em casa.

Tivemos também a oportunidade de ler em conjunto a história “Burros”, uma publicação da Ouro Negro, e também de tentar descobrir “Porque há tantas pedras no fundo dos rios?”, uma história contada com o kamishibai. Será que descobriram? Ou ainda estão a tentar encontrar o “porquê”?

Decorreu, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, entre os dias 17 e 19 de janeiro, mais um Seminário Nacional Eco-Escolas.

A EB de Sampaio fez-se representar pela coordenadora do projeto, que divulgou a experiência junto do corpo docente.

Este seminário anual, tem como objetivo difundir e partilhar as diferentes formas de pôr em prática e viver “ECO”, sendo essa a mensagem que amplamente passamos aos nossos alunos, confiando que possam ser agentes ativos no combate à poluição e ao gasto excessivo de recursos para minimizar estes problemas ambientais que têm contribuído para os fenómenos climáticos invulgares e devastadores.

……

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Para assinalar o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, os alunos desenharam o seu rosto e alguns encarregados de educação também colaboraram na realização do “auto-retrato”.

O objetivo era a construção de um painel coletivo que representasse a “equipa unida” que ensina, aprende e procura ser.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.