Para terminar o ano em beleza, a Escola Básica de Sampaio realizou, durante o mês de dezembro, diversos eventos no âmbito dos projetos de flexibilidade curricular e da comemoração de efemérides.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi assinalado com atividades de consciencialização das limitações que alguns enfrentam no seu quotidiano. Assim, a equipa do Centro de Apoio à Aprendizagem criou e orientou experimentações, colocando os alunos em situações de handicap. O lema subjacente a esta celebração é compreender que todos temos condicionamentos e todos somos especiais, e que é preciso reconhecer e respeitar essas diferenças.

“Encontrar a calma” é a metodologia utilizada pela turma do 1.º CS, após o intervalo mais demorado da hora de almoço, e visa retomar a calma e a concentração necessárias ao trabalho letivo. Se no início do ano era a professora que orientava esta atividade, findo o primeiro período já os alunos são autónomos no restabelecimento de um estado de calma propício às atividades letivas.

No âmbito do Projeto de Flexibilidade Curricular, as turmas dos primeiros anos observaram excertos da obra de alguns pintores que marcaram o seu tempo e que constituem uma referência cultural e um marco na história da arte. Este plano de trabalho foi apresentado aos alunos como um jogo em que recriavam o rosto humano, mas também árvores de Natal.

Já as turmas dos segundos anos construíram o seu Projeto de Flexibilidade Curricular a partir do contorno do seu próprio corpo, como as personagens do livro “Charlie e Lola”, e pintando as imagens obtidas ou adornando-as com roupas suas e calçado já em desuso.

Os encarregados de educação dos alunos dos segundos anos foram convidados a colaborar com as suas crianças, dentro da sala de aula, na produção de uma coroa de Natal com materiais recicláveis. Aconteceu um momento de partilha e entreajuda com resultados muito vistosos. Deste projeto saiu uma coroa, da turma do 2.º ES, para a participação da Escola Básica de Sampaio no “Concurso de Coroas”, promovido pelas farmácias de Santana e Lopes em Sesimbra.

 Em torno das histórias de Natal, promoveram-se várias atividades na Biblioteca Escolar da Escola Básica de Sampaio. Os alunos leram e releram contos relativos à quadra e algumas professoras e educadoras levaram outros livros para a sala de aula para serem lidos e apreciados.

Os alunos do Ensino Pré-Escolar (EPE) visitaram a biblioteca, com o seu saquinho personalizado, e requisitaram livros para levar para casa e ler com as suas famílias.

Convidaram-se as turmas para ouvir e ver contar uma história de Natal, no espaço da Biblioteca Escolar. Para os alunos do EPE, escolheu-se o título Os dez desejos de Natal e, para o 1.º ciclo, O lobo que não gostava do Natal.

Depois da história, foi proposto um desafio às turmas do 1.º ciclo: construir árvores a partir de círculos. Toda a explicação para a concretização da tarefa foi proporcionada na Biblioteca Escolar: os alunos deviam recriar a floresta onde decorre a história O lobo que não gostava do Natal.  Todos gostaram da ideia e puseram mãos à obra para “plantar” uma densa floresta.

A premiar o gosto pela leitura, foram divulgados os nomes dos alunos apurados para a segunda fase do Concurso Concelhio de Leitura e distribuídos os certificados de participação a todos os que integraram a primeira fase do certame, assim como o livro OBAX.

Os alunos da EPE construíram bonitos painéis com motivos de Natal para decorar a escola e fizeram postais alusivos à quadra para oferecer às suas famílias. Foram igualmente assistir a uma peça teatral no espaço “Raio de Luz”, promovida pela Junta de Freguesia do Castelo e, para alimentar o espírito e o corpo, confecionaram bolachinhas, que moldaram com muito empenho e carinho.

Os alunos do 4.º JS também se iniciaram nos doces de Natal com umas sugestivas “beijocas de laranja”, feitas com esmero e corretas proporções.

À semelhança dos anos anteriores, a fachada da Moagem foi decorada com telas natalícias da autoria da professora Leonor Paixão, que também colaborou na montagem do presépio do átrio da escola.

Chegados os derradeiros dias do primeiro período, comemorou-se a quadra festiva do Natal com uma animada e muito participada festa do pré-escolar, que teve a colaboração da turma do 4.º JS. Como última atividade, os alunos da Escola Básica de Sampaio foram ao Teatro Infantil de Lisboa, para ver a peça Heidi. Os alunos demonstraram o seu entusiasmo pela representação aplaudindo a companhia e elogiando o espetáculo junto das professoras e assistentes operacionais que os acompanharam

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.