No dia dezasseis de outubro, pelas dez horas da manhã, os alunos da turma PIEF saíram da Escola Secundária de Sampaio e deslocaram-se até à Lagoa Pequena, de autocarro. Esta visita foi realizada no âmbito da disciplina O Homem e o Ambiente (HA).

Quando chegámos, tínhamos à nossa espera duas guias, que ali trabalham. Apresentaram-se e distribuíram binóculos para que pudéssemos observar as aves que vivem naquele habitat.

Fomos informados de que a Lagoa Pequena é um dos espaços mais importantes de proteção de aves. Esta é composta por observatórios, aos quais tivemos acesso, tem uma grande diversidade de habitats e condições de abrigo e alimentação que levam à integração deste espaço no roteiro Birdwatching em Portugal.

Nos observatórios, conseguimos ver a Garça-branca. A guia falou-nos do Chapim-Real, espécie bastante comum em toda a Europa e Ásia, facilmente identificado devido ao peito amarelo, com uma faixa preta que liga a garganta ao abdómen. O Galeirão-comum, do tamanho de um pato é facilmente identificável.

Acabámos a visita realizando uma atividade. Dividimo-nos em grupos de três e construímos ninhos/casas de madeira para os Chapins que depois assinámos os nossos nomes.

Regressámos à escola e trouxemos as casas que construímos para serem colocadas nas árvores/pinheiros, porque estes pássaros comem as lagartas dos pinheiros.

Todos nos sentimos muito bem, porque de alguma forma contribuímos para o alojamento e permanência dos Chapins na região de Sesimbra.

https://youtu.be/lfHsMQSb1uQ

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.