Como reconhecimento do trabalho desenvolvido em torno da Educação para a Saúde, o Agrupamento de Escolas de Sampaio foi galardoado no dia 27 de setembro com o Selo de Escola Saudável, pelo Diretor-Geral da Educação. Entre as duzentas e trinta escolas a nível nacional de todos os níveis de Ensino, foi-nos atribuído o Selo de Escola Saudável, de nível intermédio, com uma validade de dois anos.

Nas palavras da Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde, professora Marília Sequeira, «Agora, que aqui chegámos, há que continuar. Iremos desenvolver ainda mais projetos, atividades e outras iniciativas em prol da saúde e do bem-estar de toda a comunidade educativa, para que cheguemos ao nível avançado deste galardão!»

Neste sentido, no presente ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Sampaio comemorou, mais uma vez, o Dia Mundial da Alimentação com atividades que se realizaram ao longo de vários dias. Eis a descrição que delas nos faz a professora Marília Sequeira:

«Na Escola Básica do Castelo, os festejos tiveram início logo no dia 14 de outubro com a realização do teatro-debate pela Associação USINA “O corpo é que paga”. Nele participaram os alunos do 6.º ano de escolaridade.

No dia seguinte, iniciámos as nossas tarefas de cozinha saudável. Logo pela manhã, os alunos que usufruem das atividades do Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Básica do Castelo confecionaram marmelada, utilizando marmelos que nos foram doados. Foi uma grande guloseima! Os alunos do 6.º F prepararam gelatinas vegetais, enriquecidas com fruta, umas com romã e outras com pêssego. Uma delícia!»

Mais tarde, os alunos do 6.º A prepararam iogurtes artesanais, para além de terem aprendido aspetos relacionados com a sua história e com as suas propriedades. Muito curioso!

Ainda mais tarde, os alunos do 6.º D colocaram as mãos na massa e “fizeram pão”! Foi espetacular apreciar o seu jeito para amassar a farinha e a sua capacidade de observar ao microscópio as grandes obreiras deste processo de transformação da farinha em pão: as leveduras presentes no fermento do pão!

No dia 16, o grande dia, na Escola Secundária de Sampaio, pelas 10:20, houve a oportunidade de usufruir de uma merenda da manhã mais saudável. Com a colaboração de elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento, e de professoras pertencentes ao Projeto de Educação para a Saúde, foram distribuídas algumas frutas da época (peras, maças, romãs, marmelos e tomate cherry), bem como palitos de cenoura.

Na Escola Básica do Castelo, pelas 16:20, houve um lanche saudável. Mais uma vez com a colaboração dos elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação, os alimentos confecionados pelos alunos foram partilhados numa grande mesa cheia de iguarias. Foi a oportunidade de degustar misturas menos tradicionais mas muito saborosas: iogurte natural com gelatina, fruta e sementes ou frutos secos, pão de mistura caseiro com marmelada e outras alternativas. Foi um regalo vê-los desfrutar de tais acepipes!

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.