A Assembleia Municipal de Jovens (AMJ) é um projeto bem enraizado na vida dos cinco agrupamentos de escolas existentes no nosso município. Há dezasseis anos que esta iniciativa tomou forma, envolvendo mais de 700 alunos do 3.º ciclo do ensino básico e cerca de 20 professores. O seu intuito foi, desde logo, sensibilizar os jovens para o exercício da cidadania e incentivá-los a participar ativamente na comunidade local e na sociedade em geral.

A prova de que esta iniciativa tem tido muitas e boas pernas para andar está na diversidade de atividades e experiências que promove anualmente, desde visitas de estudo às mais relevantes instâncias políticas nacionais (a Assembleia da República) e europeias (o Parlamento Europeu e o Conselho da Europa) até ao AMJPROJETO, que responsabiliza os alunos de cada Agrupamento pela proposta e concretização de uma «obra» que, a ser aprovada, dispõe de um financiamento camarário de 1000€. Os jovens envolvidos na AMJ podem ainda, através da ação «Eleito por um dia», acompanhar de perto o trabalho dos representantes do poder local (Presidente da Câmara, Presidente da AMJ, Presidentes das Juntas de Freguesia).

E já não é só o LOOKaes que dá notícias da nossa escola e da nossa comunidade, são os meios de comunicação social, regionais e nacionais, que também reportam o que se faz de bom entre nós. E é isso que o nosso jornal testemunha nas imagens videográficas que vos deixamos: os ecos, na televisão e na rádio, de um Projeto que, falando por si, também dá que falar: a ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE JOVENS de SESIMBRA.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.