Foi com base nos depoimentos da aluna Marta Vieira, do 7º A, e da professora Marília Sequeira, que leciona Ciências Naturais, recolhidos pelo LOOKaes, no dia 13 de junho, na EB do Castelo, que ficámos a saber do grato reconhecimento desta escola pelo trabalho realizado pelo projeto Geração Saudável junto dos jovens. Trata-se de um projeto da Ordem dos Farmacêuticos, de âmbito nacional, que possibilita um contacto direto dos alunos com profissionais de Saúde, detentores de um conhecimento mais prático.

É este contacto com os técnicos que permite compreender melhor três temas muito importantes para a Saúde: o bom uso dos medicamentos, armas poderosas, que podem ser muito benéficos ou causar inúmeros prejuízos, consoante a sua utilização, devendo esta ser muito rigorosa; a temática da diabetes que pode ocorrer em qualquer altura da vida, como resultado de maus hábitos alimentares ou de uma virose; e o consumo de substâncias psicoactivas, outro dos temas abordados, igualmente atual e merecedor de discussão, dado o seu carácter danoso para a saúde.

Segundo a professora Marília Sequeira, a importância fulcral deste projeto consiste em dotar os jovens de competências no âmbito da promoção da própria saúde. Como fatores diferenciadores, foram mencionados o local onde decorrem as ações de sensibilização, num autocarro (como que a sugerir o caminho a percorrer); o próprio público, composto por jovens interessados e dinâmicos, com idades muito próximas dos formadores, possibilitando quase que uma educação pelos pares; e a mascote, uma espécie de robô hiper vitaminado, pronto para resistir a múltiplos riscos.

Trata-se de um trabalho que é iniciado no autocarro pedagógico da Geração Saudável e que tem continuidade nas salas de aula, em particular nas disciplinas de Ciências Naturais, Formação Cívica e Cidadania e Desenvolvimento, em que os temas abordados são alvo de reflexão, sendo depois trabalhados e desejavelmente incutidos na formação dos alunos, sujeitos capazes de se responsabilizarem por si mesmos, em termos de conhecimentos e também de competências.

Foi ainda evidenciado que, pela segunda vez, a EB do Castelo participou no Concurso de Criatividade promovido pela Geração Saudável, na categoria de Literatura, relacionado com a utilização correta dos medicamentos, e, à semelhança do que sucedera há dois anos atrás, uma das turmas envolvidas sagrou-se vencedora.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.