A demonstrar que as línguas são chaves que permitem abrir muitas portas, o Departamento de Línguas da Escola Secundária de Sampaio promoveu, ao longo do Primeiro período, várias atividades de cariz cultural.

No dia 26 de Setembro de 2018, comemorou-se o Dia Europeu das Línguas, efeméride criada por iniciativa do Conselho da Europa e da Comissão Europeia em 2001, visando encorajar os 800 milhões de cidadãos dos 47 Estados Membros do Conselho da Europa a aprender línguas. A celebrar este dia, foi colocado um painel à entrada da sala dos professores, onde os alunos deixaram mensagens em vários idiomas. Surgiram então saudações, lemas de vida, reflexões, desejos e canções em inglês, em espanhol, em francês, em alemão e até em holandês, em croata e em chinês.

O Día de la Hispanidad foi outra efeméride em destaque. Esta festa nacional espanhola, celebrada nos diversos países hispanófonos com tónicas diferentes, está associada à data da chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492. Para dar conta da diversidade festiva do evento e das suas implicações políticas e culturais, o Departamento de Espanhol da Escola Secundária de Sampaio promoveu, a 12 de outubro de 2018, atividades de dinamização e de reflexão, que passaram pela elaboração por turmas do 10.º ano de painéis ilustrativos e pela projeção do filme También la Lluvia, da realizadora espanhola Icíar Bollaín, sobre o qual os alunos de Espanhol do 11.º ano escreveram interessantes textos.

Outra efeméride festejada foi o Día de los Muertos, tradição particularmente cara ao povo mexicano, que, segundo os historiadores, nasce da confluência de rituais ameríndios e celebrações católicas. Para comemorar o evento, professores e alunos de Espanhol decoraram o espaço escolar com ícones e dizeres típicos e procederam ao visionamento do filme de animação da Pixar, Coco. Neste se relata a história de uma criança, Miguel Rivera, que sonha tornar-se músico, mas que tem de enfrentar toda a oposição familiar por causa de um tetravô que teria abandonado a família para seguir a carreira musical. Este ardente desejo leva o protagonista a viajar ao mundo dos mortos para, depois de muitas aventuras e desventuras, reconhecer a importância da família, da necessidade de honrarmos a memória dos nossos antepassados e de preservamos os valores do respeito humano e do amor ao próximo, em detrimento da ganância e do desejo cego de alcançar a fama.

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.