Feita a seleção dos alunos do nosso agrupamento que iriam participar neste projeto Erasmus+, intitulado EU Inclusion Approaches, realizou-se uma reunião conjunta no dia 15 de junho do passado ano letivo, para “quebrar o gelo” e apresentar mais pormenores sobre esta parceria multilateral a ser desenvolvida entre escolas de quatro países europeus – Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Portugal.

Previamente, em fase de planificação do projeto, cada escola parceira identificou as suas potencialidades ou possíveis abordagens do tema da inclusão social, de que resultou: a multiplicidade de línguas, na Alemanha; a comunicação intergeracional, em Portugal; a integração com recurso a animais, na Dinamarca; e a alimentação, na Finlândia.

Quanto aos trabalhos previstos, em cada mobilidade serão realizados, pelos alunos, inquéritos à comunidade local, destinados a apresentar um retrato regional das atitudes face à temática específica de cada um dos países parceiros; dois workshops sobre a abordagem específica dessa mobilidade; e um trabalho conjunto com uma instituição parceira, reconhecida pelas boas práticas no âmbito da temática atribuída a cada parceiro.

Relativamente a nós, num contexto mais amplo, o projeto relaciona-se com uma das principais prioridades da escola: integrar as famílias nos projetos escolares e melhorar a comunicação e colaboração com a comunidade. Em concreto, os alunos da Escola Secundária irão desenvolver atividades de ensino-aprendizagem com os alunos do 1º ciclo da EB do Zambujal, integradas no seu currículo, nomeadamente, nas disciplinas de Ciências e Inglês, sendo este um trabalho preparatório da atividade a desenvolver com os utentes da residência para idosos da instituição parceira, CASCUZ. Prevê-se ainda a realização de uma peça de teatro sobre a Origem do Universo que, na verdade, será sobre as origens dos intervenientes, num diálogo que reúne o passado, o presente e o futuro de diferentes gerações.

Fonte: projeto Erasmus+ EU Inclusion Approaches

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.