Com o intuito de sensibilizar a Comunidade Escolar para a conservação, a prevenção e a valorização do Património Azulejar Português, a Escola Básica do Castelo, aderiu ao Projeto “SOS Azulejo 2017”, uma iniciativa coordenada pelo Museu da Polícia Judiciária. Este projeto nasceu da necessidade imperiosa de combater a grave de lapidação da Azulejaria nacional que se verifica atualmente, de modo crescente e alarmante, sobretudo por furto, mas também por vandalismo e incúria.

Esta iniciativa abrangeu cerca de 200 alunos do 3º ciclo, que, na disciplina de Educação Tecnológica, na área Vocacional de Artesanato e no Clube de Pintura em Azulejos, sob a orientação da professora Maria Jesus Palma, em parceria com a Biblioteca Escolar da EB do Castelo, reproduziram padrões de azulejos furtados das fachadas de alguns edifícios do nosso concelho. O projeto consistiu no desenho e pintura à mão de padrões azulejares de quatro módulos, de que resultou o painel “Árvore – SOS Azulejo”, com 6,20m de altura por 4,5m de largura,  apresentado à comunidade escolar numa exposição de 3 a 12 de maio, na Biblioteca da Escola Básica do Castelo.

Foram igualmente expostos quatro paineis de grandes dimensões, intitulados ”Pássaros a voar”, com cerca de 400 azulejos elaborados pelos alunos do Curso Vocacional de Informática e Artesanato, com o intuito de “embelezar” as fachadas das escolas do agrupamento.

O balanço global foi bastante positivo e todos os participantes estão de parabéns!

Certamente que estes jovens irão contribuir para que o património azulejar seja mais valorizado e bem tratado no futuro – a curto, médio e longo prazo.

Professora M.ª de Jesus Palma

About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.