Não Violência e Paz… Por uma escola melhor!

No dia 30 de janeiro assinalámos no nosso Agrupamento o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Esta data assinala o dia do assassinato e morte de um dos maiores defensores da Paz e da não-violência no Mundo, da justiça, da igualdade e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi, considerado o pai da Índia.

Desde 1964 que este Dia é celebrado e a iniciativa partiu de um poeta, pedagogo e pacifista espanhol: Llorenç Vidal.

A comemoração deste Dia pretende sensibilizar para a tolerância, solidariedade e respeito pelos outros. Educar para os valores, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens é uma tarefa de todos e, de todos os dias. No nosso Agrupamento, ao longo do mês de janeiro os alunos realizaram várias atividades de sensibilização para a não-violência e para a paz, de educação para a solidariedade e para o respeito por todos. Várias mensagens foram registadas, na forma de palavras e de símbolos, algumas delas partilhadas nos quiosques das ES Sampaio e EB do Castelo e nas Bibliotecas Escolares.

Foi ainda na BE da ES Sampaio que as turmas do 9ºA, D e E participaram, de forma entusiástica, numa Ação de Sensibilização alusiva à temática do Bullying, dinamizada pelo Dr. Luís Fernandes, co-autor do livro Plano Bullying, Como Apagar o Bullying da Escola.

O preâmbulo da Constituição da UNESCO refere algo que partilhamos: “Uma vez que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que deve edificar-se a paz”!

A coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde,

Marília Sequeira


About The Author

LOOKaes

Leave a Reply

Your email address will not be published.